China, Áustria e Catar completam as seis edições das corridas curtas que vão estar no calendário da próxima temporada
A Sprint Race é uma das estratégias da Liberty Media para atrair mais público para os fins de semana de corrida da Fórmula 1, e para 2024 já foram anunciadas as seis sedes. A lista conta com o GP da China, Miami, Áustria, Estados Unidos, Brasil e Catar.
A aposta começou em 2021 com três corridas que definiam o grid da corrida de domingo, mas dava apenas 3 pontos para o vencedor e distribuia dois para o vice e um para o terceiro. Para 2022, tivemos mais três corridas sprint mantendo o formato, mas dando oito pontos, distribuidos entre os oito primeiros.
Neste ano, tivemos uma mudança radical de fomato, as Sprint passaram a ser um evento a parte dos finais de semana, não influenciando na corrida de domingo e tendo uma classificação própria, disputada no horário do Treino Livre 2, que foi excluido da programação. Além disso, as três etapas viraram seis e a pontuação para o top8 se manteve.
Para 2024 são esperados mais mudanças no formato dos finais de semana de Sprint, mas ainda não se sabe como será. Especula-se a possibilidade de grid invertido e até mesmo da obrigatoriedade do uso de pilotos reservas em algumas corridas, mas nada foi confirmado no momento.
