Além da vitória do holandês, tivemos a definição do segundo lugar no campeonato de construtores
Max Verstappen vence de novo a última corrida da temporada de 2023, com mais de 1000 voltas lideradas, 19 vitórias e 21 pódios, tendo um dominância como nunca vista na história da categoria. Além dos recordes quebrados tivemos também as definições do quarto lugar no campeonato de pilotos com Charles Leclerc e a segunda colocação da Mercedes nos construtores por apenas 3 pontos.
A largada o holandês largou bem e manteve a primeira posição até o final do GP, sendo apenas ameaçado pelo monegasco da Ferrari nas três primeiras voltas e uma encrenca entre as duas McLaren e George Russell que caiu para quinto colocado, mas com passar das voltas a flecha prata voltou com ritmo mais forte e contando com erro nos boxes da equipe papaia com Lando Norris para assumir a terceira posição.
Falando em boxes, foi necessário duas trocas de pneus, sendo o único piloto que não fez duas paradas foi Yuki Tsunoda que até chegou a liderar setes voltas, com isso se tornou o japonês com mais voltas na liderança na história da Fórmula 1. Tivemos uma corrida com diversas disputas em todas as posições e com bastante emoção para todos os espectadores que viram essa corrida.
Sergio Perez colocando toda força do seu Redbull foi escalando o pelotão e no final estava em segundo lugar na hora da bandeirada, mas, uma disputa com Lando Norris pela quarta posição aonde mexicano empurrou o britânico para fora da pista gerando uma punição de cinco segundos que o fez cair para quarta colocação, finalizando uma temporada de altos e baixo com o segundo lugar no campeonato e pilotos.
Então finalizamos a temporada de 2023 da F1 com esse GP de Abu Dhabi com Max Verstappen em primeiro e foi seguido por Charles Leclerc da Ferrari e George Russell da Mercedes encerra os três primeiros.
Top 10
1 – M. Verstappen – Redbull
2 – C. Leclerc – Ferrari
3 – G. Russell – Mercedes
4 – S. Perez – Redbull
5 – L. Norris – McLaren
6 – O. Piastri – McLaren
7 – F. Alonso – Aston Martin
8 – Y. Tsunoda -Alpha Tauri
9 – L. Hamilton – Mercedes
10 – L. Stroll – Aston Martin
Pato de ouro: Yuki Tsunoda
Bico Quebrado: Carlos Sainz
