Pitstop F1 Contos #42: O Caramelo britânico

O campeão da nona temporada da ABB Fórmula E foi treinado pelo maior rival de Senna no kart

Jake Dennis nasceu no dia 16 de junho de 1995 na cidade Nuneaton, Warwickshire e começou aos oito anos a competir nos karts. Em 2005, ele conquistou o título do campeonato South West Cadet, no ano seguinte, ele terminou em terceiro no Shenington Club Championship em 2008 recebeu o apoio da Racing Steps Foundation e passou para a categoria KF3. No primeiro ano sagrou-se campeão britânico na KF3. Em 2010, ele conquistou o Campeonato Britânico Júnior MSA Super 1 e o Campeonato Mundial Sub-18 CIK-FIA.

Jake desde cedo já foi tutoreado por Terry Fullerton, grande rival de Ayrton Senna no kart, que graças ao seu sucessos nos pequenos carros era o momento de subir a categoria, no ano de 2011 o jovem inglês entrou na antiga Fórmula Renault(atual F4), aonde já foi campeão no seu ano de estreia com 8 vitórias em 11 corridas. A Caminhada de Jake foi difícil durante os 3 próximos anos, passou por diversas categorias dentro da Fórmula Renault, e devido a poucas inscrições e problemas financeiros.

Em 2015, Dennis ingressou na GP3 pela equipe Carlin aonde ficou por 3 anos com vitórias bem escassas e poucos pódios e isso o impediu de ir para F2, sendo esse o último degrau antes da maior categoria do automobilismo mundial, então o britânico foi para as competições de turismo e corridas de resistência abandonando as competições de monoposto.

Jake desde 2019 é piloto de desenvolvimento da Redbull, mas não foi chamado para fazer uma temporada na F1 em nenhum dos anos. Após anos de pouco sucesso foi na ABB Fórmula E em que britânico se estabeleceu como um vencedor, ele estreia na sétima temporada da categoria e sempre pilotou pela equipe Andretti tendo um ótimo desempenho com 47 Eprixs, 17 podios 5 vitorias e um título mundial, alcançado no de 2023.

O britânico começou vencendo a corrida de estreia no México e durante toda temporada esteve constantemente no pódio da nona temporada da ABB Fórmula E venceu mais um no Eprix de Roma que o fez chegar nas últimas duas etapas do campeonato com uma mão na taça.

Seu adversário foi Mitch Evans da Envision que precisaria de uma vitória e também terminar na frente de Jake na última corrida nas ruas londrinas, mas, uma batida com seu companheiro de equipe o tirou da prova e deu o primeiro título ao Caramelo britânico.

Por sempre pilotar na Andretti, seu chefe Michael o convidou a fazer um teste no carro da Indycar da equipe, mas Dennis não tem interesse em sair da maior categoria de monoposto e busca o bicampeonato no ano de 2024.

Deixe um comentário