Com dois carros de segurança e muito caos se torna a melhor corrida dos Estados Unidos
Max Verstappen vence mais uma na temporada de 2023, é décima oitava no ano e 53º de sua carreira, empatado com Sebastian Vettel como terceiro maior vencedor da história e todas as principais disputas desse ano foram finalizadas devido ao terceiro lugar do Perez, o seu vice campeonato está garantido e o grande destaque foi corrida do segundo lugar Charles Leclerc.
Com o apagar das luzes vermelhas, o atual campeão da temporada larga melhor e disputa com pole Leclerc com ambos indo para fora, que faz o holandês ir melhor assumir a ponta. Tivemos um virtual safety car pelo erro de Fernando Alonso da Aston Martin que gerou danos em diversos carros.
Logo nas primeiras voltas, Lando Norris perde a traseira de sua McLaren e acerta o muro num forte acidente, mas o britânico saiu bem apesar da força do impacto, graça a essa batida foi gerado um carro de segurança que ficou por 3 voltas. Quando foi dado a bandeira verde, o monegasco da Ferrari reclamou de Max Verstappen, dizendo que o piloto da Redbull fez um Brake test(brecar propositalmente na frente do adversário), o que não foi detectado pelos comissários que já o puniram pelo incidente da largada em cinco segundo.
Na volta de número 16, Charles Leclerc assume a liderança. Lewis Hamilton se envolve num toque com a McLaren numero 81 de Oscar Piastri e teve seu pneu furado, acabando com sua chance de pódio. Com para de Leclerc o novo líder da corrida é Sergio Perez, envolvido no acidente de Alonso, fez sua troca logo no começo da corrida.
Verstappen tentando recuperar após sua punição, faz uma manobra arriscada e toca na Mercedes de Russell que gerou um novo Safety Car para limpeza de destroços na pista e uma punição de cinco segundos ao britânico, grande partes dos pilotos vão para sua segunda parada. Na nova relargada as duas Redbulll estão com ritmo maior que os outros carros e ao final da volta de número 38 Max Verstappen é novamente o líder da prova.
Faltando 7 voltas para final da prova Perez conta com erro do monegasco mas não consegue manter a segunda posição, porque na ultima volta Charles Leclerc ultrapassa o mexicano e não poderia ser diferente o vencedor, Max Verstappen Vence mais uma.
Top 10
1 – M. Verstappen – Redbull
2 – C. Leclerc -Ferrari
3 – S. Perez – Redbull
4 – E. Ocon – Alpine
5 – L. Stroll – Aston Martin
6 – C. Sainz – Ferrari
7 – L. Hamilton – Mercedes
8 – G. Russell – Mercedes
9 – F. ALonso -Aston Martin
10- O. Piastri – McLaren
Pato de Ouro: Charles Leclerc, ótima corrida e sua ultrapassagem final foi a mais incrível da corrida.
Bico Quebrado: Lando Norris, se classificou mau e na volta numero quarto, bateu sozinho e abandonou o penúltimo GP do ano.
