McLaren e Mercedes tiveram um péssimo treino de qualificação nessa etapa e irão largar atrás do décimo lugar
Charles Leclerc é penúltimo Pole position da temporada 2023, o monegasco liderou as três parte de qualificação e foi seguido por seu companheiro de equipe Carlos Sainz em segundo lugar, mas como tem uma punição de 10 posições e largará na décima segunda posição, quem assume o posto do espanhol é o atual tricampeão Max Verstappen e completando o top 3 é a flecha de prata de George Russell.
O Q1 foi treino mais surpreendente, dos cinco eliminados apenas 2 são de equipes de fundo de pelotão e são o japonês Yuki Tsunoda que não conseguiu emplacar uma ótima volta sendo bem diferente do seu companheiro de equipe que avançou e Zhou da Alfa Romeo também não conseguiu mostrar o ótimo rendimento do seu carro. A maior surpresa dessa parte do treino foram as eliminações das duas McLaren, que desde do GP de Miami não tinha nenhum carro no Top 10.
Eliminados do Q1
16 – L. Norris -McLaren
17 – E. Ocon – Alpine
18 – G. Zhou – Alfa Romeo
19 – O. Piastri – McLaren
20 – Y. Tsunoda -Alpha Tauri
A segunda parte da disputa de quem largaria em primeiro começou como acabou a primeira cheio de surpresas e com a Ferrari de Leclerc liderando o pelotão. As duas Williams conseguiram passar para Q3, um feito que não acontecia desde do GP da Holanda desse ano, outra equipe de final de pelotão que avançou de fase foi a Alfa Romeo de Valtteri Bottas e claro com 3 carros de frente foram eliminados.
Eliminados do Q2
11 – L. Hamilton – Mercedes
12 – S. Perez – Redbull
13 – N. Hulkenberg – Haas
14 – L. Stroll( que perderá cinco posições por desrespeitar uma bandeira amarela no Q1) – Aston Martin
15 – D. Ricciardo – Alpha Tauri
O carro vermelho da Ferrari parece que melhor se adaptou as baixas temperaturas do deserto de Nevada e rápidas curvas do novo circuito e dominou o Q3 sem ser ameaçado por outra equipe, Carlos Sainz e Charles Leclerc buscavam sempre a melhor volta em relação aos oito carros restante e no final o monegasco fez o tempo de 1:32.775(o único a abaixar menos que 1:33) e largará na Pole Position e será seguido por Max Verstappen, porque o segundo melhor tempo dessa parte do qualificatório Carlos Sainz foi punido em 10 punições por trocar a bateria danificada no bueiro por uma nova e completando os três primeiro, George Russell que levou sua flecha de prata ao limite.
Top 10
1 – C. Leclerc -Ferrari
2 – C. Sainz – Ferrari(punido)
3 – M. Verstappen – Redbull
4- G. Russell – Mercedes
5 – P. Gasly – Alpine
6 – A .Albon – Williams
7- L. Sargent -Williams
8 – V. Bottas – Alfa Romeo
9 – K. Magnussen – Haas
10 – F. Alonso – Aston Martin
