PitstopF1 Contos #39: Campeão Lusitano

O português venceu na temporada 2019/20 pela DS TECHEETAH, correndo pela Fórmula E desde do primeiro ano

Antônio Felix da Costa nasceu no dia 31 de agosto de 1991 na cidade portuguesa de Lisboa é considerado por muitos um dos maiores pilotos portugueses da historia, mesmo sem ter competido na Fórmula 1, aonde até 2013 foi da academia da Redbull, e seu amor pelo automobilismo começou quando o jovem português acompanhava seu irmão mais velho Duarte Félix da Costa nas corridas.

Da Costa começou no Kart aos nove anos aonde competia em torneios em seu país e já conseguiu um destaque vencendo os seus primeiros títulos no ano de 2002, sendo eles dois campeonatos nacionais e 2 copa Portugal que deu o aval para que ele pudesse ir disputar campeonatos da categoria de âmbito continental e mundial até poder ascender nos Monopostos.

Durante 5 anos Antônio disputou as varias categorias de base europeias de fórmulas e atingiu o titulo da Fórmula Renault 2.0(antiga F4) que fez o jovem o português chamar atenção de Hemult Marko que o colocou na academia de pilotos da Redbull aonde correu até a GP3(F3) e fazer 2 testes de calouros nos carros da escuderia Austríaca.

Os dois anos na GP3 foram bem, apesar de nenhum titulo Felix conseguiu vitorias e pódios mas não conseguir subir para próxima categoria de acesso a F1, que na época era a GP2, foi quando a Team Aguri viu em Felix um potencial para correr com suas cores na primeira temporada da ABB Fórmula E, o primeiro campeonatos de monopostos elétricos do mundo e já sem seu ano de estreia o português já alcançou sua vitória de numero um no Eprix da Argentina, quando largou da oitava posição.

Após um bom ano de estreia os próximos campeonatos foram difíceis, trocou de equipe 2 vezes e apenas mais uma vitorias, sendo ela em seu ultimo ano na Andretti em 2018. Quando aconteceu a mudança que mudou o patamar de Antônio na categoria e foi no ano de 2019 ele assinou com a chinesa DS TECHEETAH é essa seria a equipe que o primeiro titulo viria. O Ano começou mau com dois resultados fora do top 9 nas ruas da Arábia Saudita, mas um atitude vencedora e todo talento que esse português oriundo de Lisboa apareceu, a partir da terceira etapa que aconteceu nas ruas da capital Chilena ele subiu em quase todas as etapas com três vitorias seguidas asseguraram o titulo.

DS TECHEETAH saiu ao final de temporada 8 da categoria o que fez Felix ser contratado pela Tag Porsche para formar dupla com ex-F1 Pascoal Wehrlein e essa poderosa dupla continura junta no ano de 2024.

Antônio Felix da Costa tem 101 Eprix, 18 pódios, 8 vitorias e 8 pole position e com todo talento que ele tem veremos esses números aumentarem com passar dos anos na ABB Fórmula E .

Deixe um comentário