Em uma corrida marcada pelo caos e vários safety cars, o holandês garantiu o seu terceiro título
A Sprint Race em Losail, no Catar, foi histórica para a Fórmula 1. O circuito catari viu neste sábado o tricampeonato mundial de Max Verstappen e a primeira vez que Oscar Piastri terminou uma corrida na primeira posição na F1.
Antes da largada, a principal diferença apontada é a dos pneus com alguns escolhendo médios, como a dupla da McLaren e Max Verstappen, já os pilotos de Ferrari e Russell escolheram pneus macios.
Na largada, Piastri largou muito bem e manteve a ponta, diferentemente do Verstappen e do Lando Norris que perderam várias posições. Ainda na largada, o britânico Liam Lawson cometeu um erro e foi parar na areia do deserto, abandonando e causando um safety car.
Ao fim da primeira volta, os pilotos que escolheram os pneus macios sendo eles a dupla da Ferrari e Russell ganharam as posições de Max e Lando.
Ao fim da segundo volta, o carro de segurança voltou aos boxes. Já na terceira volta, George Russell passou Piastri para assumir a liderança da Sprint.
Ainda nesta volta, o americano Logan Sargeant também errou sozinho e deixou sua Williams presa na areia, causando mais uma bandeira amarela.
O safety car voltou novamente para os boxes ao final da volta 7, com o Piastri e Sainz travando uma bela batalha pela segunda posição ao final da curva 1, mas que o australiano levou a melhor
Na volta 9, Max Verstappen atacou e passou Charles Leclerc assumindo a quarta posição, o holandês passou Sainz na abertura da volta seguinte chegando em posição de pódio.
Por volta da volta 10, os engenheiros dos pilotos de pneus médios começaram a avisar que o desempenho dos pneus macios começaram a cair. E logo na sequência, Piastri recuperou a posição.
Logo na sequência, Ocon, Hulkenberg e Pérez se envolveram um acidente que resultou no abandono tripo e consequêntemente no tricampeonato do holandês Max Verstappen.
Na volta 14 de 19, o safety car voltou aos boxes pela quarta vez. Leclerc conseguiu recuperar a posição de Norris na relargada. Na volta 17, Lando passou os dois pilotos da McLaren e consegue garantir o quarto lugar
Faltando três voltas, Verstappen passou Russell e assumiu a segunda posição, mas ritmo não era bom o suficiente para chegar no australiano.
Na última volta, Lando ainda passou Russell para assumir a terceira posição, Hamilton também mostrou um grande desempenho para passar Alonso, Leclerc e Sainz para ficar na quinta posição.
Com isso o top 8 ficou com:
- Oscar Piastri – McLaren
- Max Verstappen – Red Bull
- Lando Norris – McLaren
- George Russell – Mercedes
- Lewis Hamilton – Mercedes
- Carlos Sainz – Ferrari
- Charles Leclerc – Ferrari
- Alexander Albon – Williams
