Com foto ao lado do carro de Senna, Gabriel Bortoleto é anunciado pela Academia da McLaren

Brasileiro campeão da Fórmula 3 neste ano estará na F2 no ano quem vem com o apoio da equipe britânica

O brasileiro Gabriel Bortoleto foi anunciado nesta quinta-feira (05) pela McLaren como o mais novo membro da Academia de Jovens Pilotos da equipe britânica. A escuderia já formou pilotos como Lewis Hamilton, Lando Norris e Kevin Magnussen.

Gabriel se mostrou feliz em assinar com a equipe papaya:

Estou entusiasmado por ingressar no programa de desenvolvimento de pilotos da McLaren. Estou grato à McLaren e ao Emanuel (Pirro, chefe do programa) por me darem esta oportunidade. Já estive no MTC (Centro de Tecnologia da McLaren) para passear e conhecer a equipe, o que foi uma experiência muito legal. Estou ansioso para continuar trabalhando no meu desenvolvimento ao lado de uma grande equipe.”

O tutor de Bortoleto na nova função será o italiano Emanuel Pirro, que correu na Fórmula 1 entre 89 e 91 e é heptacampeão das 24 horas de Le Mans. O ex-piloto lidera o projeto de desenvolvimento da montadora.

Tenho o prazer de receber Gabriel no programa de desenvolvimento de pilotos da McLaren. Conheço-o bem desde o início da sua carreira no automobilismo e ele tem tudo o que é necessário dentro e fora das pistas para ser uma estrela. Ele também se encaixa muito bem com a cultura da nossa equipe na McLaren. Estou ansioso para trabalhar com Gabriel e ajudá-lo a desenvolver sua carreira no automobilismo”

, explicou o italiano.

O brasileiro de 18 anos se junta ao mexicano Pato O’Ward (da IndyCar), o japonês Ryo Hirakawa (da WEC), o americano Ugo Ugochukwu (da Fórmula 4 italiana). O italiano Brando Badoer (também da Fórmula 4 italiana) foi anunciado hoje para um período de experiência na Academia por um ano, podendo ser contratado ao final destes 365 dias.

Bortoleto começou sua carreira nos monopostos em 2020 na Fórmula 4 Italiana, onde foi 5º colocado vencendo uma corrida em Mugello e subindo no pódio 5 vezes em 21 etapas, no ano seguinte foi para a Fórmula Regional Europeia em que ficou dois anos e venceu duas etapas e terminou o campeonato de 2022 em sexto lugar.

Logo em sua temporada de estreia na Fórmula 3, o brasileiro foi dominante na temporada conquistando o título em Monza, ainda na classificação da última etapa. Gabriel venceu duas corridas e pontuou em 15 das 18 corridas, o que lhe rendeu uma vantagem de 45 pontos para o segundo colocado, Zak O’Sullivan.

Bortoleto tem a carreira administrada pela empresa do bicampeão mundial Fernando Alonso, que o apoia junto com outros pilotos para que cheguem na Fórmula 1.

O piloto já tem contrato assinado para a próxima temporada da Fórmula 2, mas ainda não anunciou qual equipe defenderá no último degrau antes da F1, o mais provavel é que ele tenha sido escolhido pela Virtuosi, equipe que Drugovich correu em 2021.

Deixe um comentário