Pitstop F1 Contos #38: O único Bicampeão

Jean Eric Vergne é único piloto a vencer dois campeonatos da ABB Fórmula E e foram seguidos

Jean Erick Vergne nasceu em 25 de abril de 1990 em Pontoise, um cidade francesa próxima de Paris, é até os dias de hoje o único piloto da vencer dois títulos mundiais da Fórmula E na temporada 2017/18 e 2018/19 pela equipe DS TECHEETAH. O francês está desde do primeiro ano na categoria e sendo um piloto patrocinado pela Redbull até os dias de hoje.

Jean iniciou como qualquer piloto que deseja ser profissional nos Karts, com apenas 10 anos no ano 2000, em apenas quatro anos. Avançou para os monopostos na Fórmula Renault em 2007, seus resultados fizeram que o francês conseguisse apoio da RedBull e fosse aceito na Junior Team da equipe.

Com o apoio da equipe, ele venceu o campeonato da F3 britânica em 2010 antes de fazer sua estreia na Fórmula 1 testando pela Toro Rosso naquele mesmo ano. Ele terminou em segundo na Fórmula Renault 3.5 em 2011, o que deu a ele a chance de testar pela equipe austríaca na Fórmula 1 ,ate quando foi promovido a piloto titular na equipe irmã, a Scuderia Toro Rosso. Nas três temporadas seguintes, Vergne disputou 58 grandes prêmios, marcando 51 pontos e tendo, como melhor posição, um sexto lugar.

Na Fórmula E estreou pela norte americana Andretti, aonde teve um bom ano mesmo sem vitória mas se transferiu para outra equipe, a Virgin. Tendo um bom numero de poles na nova equipe mais a desejava vitória não vinha só veio quando mudou para chinesa DS TECHEETAH.

 Na nova equipe Vergne conseguiu sua vitória, sendo ela apenas na última etapa da temporada no emocionante Eprix de Montreal. Ele acabou ficando na equipe na temporada 2017/18, e continuou crescendo e mostrando o talento para alcançar o topo, com quatro vitórias e seis pódios, ele entrou na briga pelo título, o que acabou se confirmando, com seu primeiro campeonato de pilotos da Fórmula E conquistado no grande final, em Nova York.

洛特勒(36)

Tentando manter o título, Jean começou sua quinta temporada na Fórmula E pela mesma equipe vencedora, que apesar de um trem de força potente, ele sofreu com uma temporada de altos e baixos, quando a briga pelo título foi decidida até o último momento, no grande final em Nova York, com quatro pilotos na briga pelo título tendo a chance de conquistá-lo, foi Vergne quem manteve a calma para se sair vitorioso na batalha do Brooklyn marcando a história como o primeiro bicampeão da categoria.

JEV(Jean Eric Vergne) ainda teve chance do tri na temporada 19/20, mas perdeu para seu companheiro de time na época, Antônio Felix da Costa, com fim da equipe TECHEETAH ele se transferiu para Penske que adquiriu o patrocínio DS aonde esta até hoje em busca do terceiro titulo com vitorias e pódios sendo a ultima na nona temporada no Eprix da África do Sul.

Jean tem 58 corridas com 8 vitorias, 19 pódios e 9 pole position com 2 títulos em nona temporadas na ABB Fórmula E e estará no grid para o ano 10 .

Deixe um comentário