Verstappen vence na madrugada do Japão e garante título de construtores para Red Bull

Equipe austríaca garantiu o seu sexto mundial de construtores da Fórmula 1

Max Verstappen vence pela décima segunda vez na temporada e garantiu o título de construtores para a Red Bull. O piloto holandês teve a companhia da dupla da McLaren, Lando Norris e Oscar Piastri no pódio.

Na largada Lando Norris foi bem ultrapassando o seu companheiro de equipe e assumindo a segunda posição. Mais atrás, Valtteri Bottas, Esteban Ocon e Zhou GuanYu se envolveram em uma confusão que resultou em detritos na pista e fez com que as duas alfas tivessem que ir para os boxes e que safety car entrasse na pista, antes mesmo da primeira volta.

Pérez também se envolveu em um toque com Hamilton e teve um dano em sua asa, fazendo com que o mexicano também precisou ir para o final do grid após uma parada antecipada. Outra disputa que marcou a primeira volta foi a disputa entre as AlphaTauris de Lawson e Tsunoda, sendo que a vantagem foi para o britânico.

Uma volta depois da relargada, Sargeant jogou o Bottas pra fora da pista quase causando um acidente que chamaria de novo o safety car pra pista. Mas ambos conseguiram a necessidade de bandeira amarela, mantendo a corrida sob bandeira verde.

Na volta 9, a Alfa Romeo retirou o carro de Valtteri Bottas da corrida e Logan Sargeant foi punido pela manobra contra o finlandês. Sérgio Pérez também foi punido em 5 segundos por ultrapassar sob safety car.

Na volta 12, Sérgio Pérez bateu com Kevin Magnussen e a equipe austríaca decidiu retirar o carro do mexicano que ainda estava sendo investigado por mais dois erros e estava a mais de 1 minuto do 18º colocado. Na volta 40, a Red Bull resolveu colocar o carro número 11 de volta a pista para fazer testes no carro e voltou para o box duas voltas depois para abandonar de vez.

Na volta 17, a Red Bull parou Verstappen para colocar um novo jogo de pneu médio, o que obrigava o holandês a fazer mais uma parada. Com isso, a McLaren tem dois pilotos em estratégias diferentes, já que Piastri parou mais cedo e Norris ficou na pista uma volta a mais que o atual campeão, sendo que as McLarens colocaram pneus duros.

Com as paradas, o australiano recuperou a segunda posição na corrida, que depois foi perdida novamente por ordem da equipe, já que Norris estava mais rápido na pista.

Na volta 22, foi a vez de Lance Stroll abandonar a corrida por um problema na asa traseira. Assim como aconteceu com Alexander Albon, na volta 28.

Até a volta 38, todos os pilotos pararam no box para realizar a terceira troca, com exceção de Russell que foi para uma estratégia de pneu duro. Após as paradas as posições pista eram: Verstappen, Norris, Russell, Piastri, Leclerc, Hamilton e Sainz, nas primeiras sete posições.

Quatro voltas depois, Piastri fez a ultrapassagem em cima de Russell para assumir a sua vaga no pódio. Na volta 45, foi a vez de Charles Leclerc passar o inglês e ficar com a quarta posição.

Na volta 49, a Mercedes trocou as posições de Lewis e George para que o jovem britânico atrasasse Carlos Sainz que estava mais rápido que os dois. A estratégia da escuderia alemã

No final da corrida a classificação final foi a seguinte:

  1. Max Verstappen (Red Bull)
  2. Lando Norris (McLaren)
  3. Oscar Piastri (McLaren)
  4. Charles Leclerc (Ferrari)
  5. Lewis Hamilton (Mercedes)
  6. Carlos Sainz (Ferrari)
  7. George Russell (Mercedes)
  8. Fernando Alonso (Aston Martin)
  9. Pierre Gasly (Alpine)
  10. Esteban Ocon (Alpine)

Deixe um comentário