o espanhol dominou todos os treinos do GP e foi o unico fazer a volta abaixo do 1:31
Carlos Sainz é pole position , sendo essa a segunda vez no ano, e largará amanha em primeiro no GP de Singapura 2023, o espanhol fez o tempo de 1:30:900 o mais rapido de todo final de semana e será seguido pela Mercedes de George Russell e Charles Leclerc em terceiro. Já as Redbull teve seu pior final de semana da temporada, ficando fora do Q3 com os dois carros.
A primeira parte do treino classificatório foi sem nenhuma surpresa, as equipes mas rápidas foram revezando nas primeiras posições (Mercedes, Ferrari e Redbull). Quando começou a ultima tentativas foi faltando dois minutos, os pilotos os pilotos do fundo de pelotão foram os primeiros a fazer seus tempos e estavam virando mais rápido que suas primeiras voltas, conseguindo ficar nas primeiras colocações, quando os carros de ponta estavam para completar suas ultimas voltas para a liderança o piloto canadense Lance Stroll bate forte e sozinho na entrada da reta principal que fez encerrar o Q1 atrapalhando Oscar Piastri que foi eliminado e fez Yuki Tsunoda ser mais rápido.
Eliminados no Q1
16 – V. Bottas – Alfa Romeo
17- O. Piastri – McLaren
18- L. Sargent – Williams
19- G. Zhou – Alfa Romeo
20- L Stroll – Aston Martin
Depois de 34 min apos o acidente, a definição dos 10 pilotos mais rapidos começou com as duas redbull parecem estarem com ritimo bem abaixo do que estamos acostumado nessa temporada e ambas ficaram fora da disputa da pole position e temos duas Haas e um Alpha Tauri passando pro Q3.
Eliminados no Q2
11 – M. Verstappen – Redbull
12 – P. Gasly – Alpine
13 – S. Perez – Redbull
14 – A. Albon – Williams
15 – Y. Tsunoda – Alpha Tauri
A ultima parte do qualificatorio começou tudo como esperado, as Ferraris que dominaram todos os treinos do GP. Todos os pilotos foram para suas ultimas tentativas faltando tres minutos para acabar o tempo e quem consguiu melhorar e abaixar para 1:30, foi Carlos Sainz da Ferrari que dominou todos treinos livres e largara em primeiro sendo seguido por George Russell da Mercedes e Charles Leclerc completa o top 3.
TOP 10
1 – C. Sainz – Ferrari
2 – G. Russell – Mercedes
3 – C. Leclerc – Ferrari
4 – L. Norris – McLaren
5 – L. Hamilton – Mercedes
6 – K. Magnussen – Haas
7 – F. Alonso – Aston Martin
8 – E. Ocon – Alpine
9 – N. Hulkenberg – Haas
10 – L. Lawson – Alpha Tauri
