O Espanhol faz um volta perfeita na ultima tentativa dos pilotos ficando a poucos milésimos na frente do atual líder do campeonato
Na Casa da Ferrari e na frente dos Tifosi, torcedores da equipe de Maranello, Carlos Sainz é pole position e largará na primeira colocação amanha no GP da Itália de 2023 no templo da velocidade em Monza, será seguido por Max Verstappen da Redbull e Charles Leclerc em terceiro.
O treino foi o segundo teste do novo estilo de classificação, com cada parte do qualificatório utilizando um composto diferente, no primeiro todos os pilotos utilizaram o pneu duro. Tivemos muitas voltas deletadas por limite de pista e com surpresas, a eliminação dos dois carros da Alpine, que costumam figurar até no Q3 e os dois carros da Alpha Tauri- os dois carros mais fraco do grid passarem para próxima fase.
Eliminados do Q1
16- G. Zhou – Alfa Romeo
17- P. Gasly – Alpine
18- E. Ocon – Alpine
19- K. Magnussen – Haas
20- L. Stroll – Aston Martin
As primeiras voltas mostraram como as Ferrari estão num ritimo melhor com os pneus medios, mas não conseguiram bater o dominante redbull tendo um difereça de 5 centessimos para os carros vermelhos de maranello. Na ultima tentativa o rotineiro trafico de Monza aconteceu que na pratica não atrapalhou os 10 carros mais rapidos passaram para disputar a pole position com composto macio.
Eliminados no Q2
11 – Y. Tsunoda – Alpha Tauri
12 – L. Lawson – Alpha Tauri
13 – N. Hulkenberg – Haas
14 – V. Bottas – Alfa Romeo
15- L. Sargent – Williams
A super pole começou com Max errando e mesmo assim sendo o terceiro colocado na primeira tentativa e as Ferraris foram as mais rápidas com a surpreendente Williams de Alex Albon em quinto. Quando faltava 3 min todos os 10 pilotos classificados do q3 foram para suas ultimas tentavas e Carlos Sainz largara em primeiro amanha no GP da Itália com uma volta arrasadora será seguido pelo líder do campeonato Max Verstappen e Charles Leclerc finaliza o top 3 .
TOP 10
1- C. Sainz -Ferrari
2 – M. Verstappen – Redbull
3 – C. Leclerc – Ferrari
4 – G. Russell – Mercedes
5 – S. Pérez – Redbull
6 – A. Albon – Williams
7 – O. Piastri – McLaren
8 – L. Hamilton – Mercedes
9 – L. Norris – McLaren
10 – F. Alonso – Aston Martin
