Com diversas mudanças climáticas e bandeira vermelha, holandês vence em Zandvoort
Chuva, sol e um grande caos aconteceu nos Países Baixos nesse domingo durante a corrida, o que não mudou foi a vitória de Super Max, sendo sua decima primeira em treze grande prêmios, uma dominância que não vimos a muito tempo, completando o pódio ficou o veterano Fernando Alonso e a surpresa de hoje Pierre Gasly que caiu no Q2 ontem e contou com a punição do mexicano hoje para ser o terceiro.
O Líder do campeonato larga muito bem e não dei chance a ninguém, mas que surpreendeu foi Fernando Alonso que ultrapassou 4 carros no final da primeira volta, como em todo final de semana a chuva apareceu cedo e grandes parte dos pilotos param para colocar os pneus intermediários tirando os dois pilotos da Mercedes e a McLaren de Lando Norris que demoram 2 voltas a mais para parar.
Um situação de vídeo game aconteceu nas 12 voltas iniciais, cada piloto já tinham feito 2 paradas para trocar pneus, e com possibilidade de haver mais, a Redbull foi a equipe que melhor aproveitou e seus dois carros estão na liderança; o piloto Logan Sargent piloto da Williams pega uma zebra e coloca seu carro no muro gerando o primeiro safety car da corrida.
A relargada aconteceu sem muitas mudanças no top3, quem mostrou desempenho baixo foi dinamarquês da Haas que esta foi ultrapassado por Albon e Ocon, que foi para fora da zona de pontos. Com passar das voltas a corrida ficou emocionante apenas nos pelotões intermediário e de fundo, com diversas ultrapassagens e disputas de posições.
As Alpines, que tiveram um péssimo treino qualificatório, estão muito bem na corrida ambos carros nos pontos e com Gasly brigando pelo quarto lugar. A chuva voltou nas últimas voltas da corrida, uma chuva muito forte fez caos aparecer e com a batida do Zhou foi dado a bandeira vermelha.
35 minutos de paralização até a nova largada, que foi atras do carro de segurança, para completar as ultima 5 voltas; que foram muita disputados em varias posições, quem se deu mau nesse final foi o Perez que ultrapassou o limite de velocidade nos boxes e foi punido em 5s perdendo o seu lugar no pódio e logicamente o vencedor foi o atual campeão do mundo Max Verstappen.
Top 10
1 – Max Verstappen – Redbull
2 – Fernando Alonso – Aston Martin
3 – Pierre Gasly – Alpine
4 – Sergio Perez – Redbull
5 – Carlos Sainz – Ferrari
6 – Lewis Hamilton – Mercedes
7 – Lando Norris – McLaren
8 – Alex Albon – Williams
9 – Oscar Piastri – McLaren
10- Esteban Ocon – Alpine
Pato de Ouro : Pierre Gasly, o piloto francês fez a melhor corrida dele na nova equipe, superou uma punição para chegar no seu primeiro pódio do ano.
Bico Quebrado: Logan Sargent, bateu no final de semana duas vezes bem diferente de seu companheiro de equipe.
