Holandês faz o primeiro lugar em Zandvoort com quase 6 décimos de diferença para o segundo
Depois de três semanas das férias de verão a maior categoria do automobilismo mundial retorna mas nada diferente, o dono da casa faz uma volta voadora num treino que começou com pista molhada e 2 bandeiras vermelhas e largará em primeiro mostrando que é um melhor piloto do ano.
O Q1 começou com com pista muito molhada mas sem chuva, muito diferente do que aconteceu no inicio da manha em que a prova sprint foi cancelada por causa da forte chuva e do acidente que aconteceram, todos os pilotos foram com pneus intermediários que gerou muitas dificuldades para maioria dos pilotos sofreu com aderência entre eles o líder Max que só conseguiu dar sua volta rápida depois de 6 min.
Eliminados do Q1
16 – G. Zhou – Alfa Romeo
17- E. Ocon – Alpine
18- K. Magnussen – Haas
19- V. Bottas – Alfa Romeo
20- L. Lawson -Alpha Tauri
Quem foi se destacando nas duas primeiras partes e surpreendeu muito foram as Williams, que estão andando próximo dos tempos das primeiras equipes e falando do Q2 a pista foi secando e os tempos foram abaixando e o calvário da Mercedes continua, Lewis Hamilton ficou fora da disputa da pole position .
Eliminados do Q2
11 – L. Stroll – Aston Martin
12- P. Gasly – Alpine
13- L. Hamilton – Mercedes
14- Y. Tsunoda – Alpha Tauri
15- N. Hulkenberg – Haas
A Disputa da pole começou já com alguns pilotos utilizando pneus secos macios. Na primeiras tentativa de alguns pilotos as grandes surpresas do treino de hoje, as duas Williams, conseguem tempos muito rápidos e assumem as 2 primeiras colocações ate a bandeira vermelha causada por Logan Sargent que errou e bateu forte mas sem nenhum perigo ao Piloto.
Tivemos mais uma bandeira vermelha, pelo acidente de Charles Leclerc, faltando 4 min foi liberado para as ultimas tentativas e o dono da casa faz um volta abaixo do 1.11 e largará na primeira colocação no GP da Holanda de 2023 é seguido por Lando Norris da McLaren e George Russell da Mercedes.
Top 10
1- M. Verstappen – Redbull
2- L. Norris – McLaren
3- G. Russell – Mercedes
4- A. Albon – Williams
5- F. Alonso – Aston Martin
6- C. Sainz – Ferrari
7- S. Perez – Redbull
8- O. Piastri – McLaren
9- C. Leclerc- Ferrari
10-L. Sargent -Williams
