Robert Swartzman será o piloto Ferrari nos testes de novatos desse ano

Piloto israelense correrá o Treino Livre 1 em Zandovort a bordo do carro de Carlos Sainz

O chefe da Ferrari na Fórmula 1, Frederic Vasseur, confirmou nesta quarta-feira, dia 23, que o piloto reserva Robert Shwartzman será o piloto que pilotará o carro da escuderia nos dois testes de novatos deste ano. Piloto israelense fará a sua estreia na temporada já no Treino Livre 1 desta sexta-feira, dia 25, para o GP dos Países Baixos em Zandvoort.

Desde o ano passado, todas as equipes são obrigadas a colocar um piloto novato em um de seus carros durante duas oportunidades. Cada uma delas deve ser no lugar de um dos pilotos da equipe, no caso ferrarista, o escolhido para ceder o acento nos Países Baixos é Carlos Sainz, Charles terá que fazer o mesmo em outro momento ainda nesta temporada.

Em conversa com a imprensa, Vasseur confirmou a decisão:

Robert fará Zandvoort no carro de Carlos e fará outro, provavelmente Abu Dhabi, no carro de Charles. (Escolhemos Zandovoort) porque foi a escolha do piloto. Eu dei a eles a escolha de fazer isso, onde eles querem fazer. Com certeza você não pode fazer isso em Cingapura, no Japão, em Las Vegas. Além disso, você tem alguns eventos de Sprint em Austin, Qatar, também que você não pode fazer isso. Depois você tem as corridas com alocação de pneus, um pouco diferente, então também é complicado fazer isso, o que significa que no final do dia você não tem tantas opções”

, disse o francês

Shwartzman faz parte da Ferrari Driver Academy (FDA) desde 2017 e, desde que deixou a Fórmula 2 no final de 2021 (quando terminou como vice-campeão atrás de Oscar Piastri, da McLaren) é piloto reserva da escuderia italiana.

Além de Robert, a FDA possui outros dois pilotos na Fórmula 2 (Oliver Bearman e Arthur Leclerc) e Vasseur explicou o porquê não usar os dois nestes testes:

Eles têm que estar focados no campeonato de F2! E tentaremos dar a eles oportunidades de testar o carro de 2021 ou qualquer outra coisa antes do final da temporada, mas quero pressioná-los a manter o foco no campeonato de F2.”

, explicou.

A Ferrari não foi a única a anunciar que correrá seus testes de novatos, a Mercedes terá Frederik Vesti como seu representante, a primeira chance será o GP do México. Atualmente Vesti é segundo colocado da Fórmula 2 com 12 pontos de desvantagem para o líder Theo Pouchaire.

Deixe um comentário