Campeão mundial de 1978, quer estar no grid com sua equipe em 2025 e garantiu que terá um piloto americano, desejo da Liberty Media
Em contramão à vontade das demais equipes que compõem o grid da Fórmula 1 hoje, a Andretti segue de olho em uma vaga na principal categoria do esporte a motor. Em entrevista ao portal Racingnews365, o dono da equipe que corre na Indy e na Fórmula E ainda afirmou que gostaria de ter um piloto americano em um de seus carros.
Posso dizer com certeza que teremos um piloto americano na equipe. O outro será mais experiente. Não é (uma decisão) que vai ser tirada do ar, faz parte do projeto, mas é preciso esperar que tudo aconteça oficialmente”
, explicou o americano.
Nos últimos dias, Helmut Marko (Consultor da Red Bull) afirmou que a melhor opção para a entrada de novas equipes seria a compra da Alpine, já que a Renault (Proprietária da equipe francesa) está promovendo várias mudanças na escuderia. Mario não descartou a ideia:
Estamos obviamente abertos a qualquer oportunidade, mas nenhum time se colocou à venda. Do nosso ponto de vista, estamos apenas seguindo o processo e tentando preencher todos os requisitos. Fizemos tudo e agora está nas mãos da FIA e da F1 e só podemos esperar, mas devemos ter alguma atualização em breve. No início, 2024, mas à medida que o processo se arrastou, 2025 se tornou mais viável, e é nisso que estamos trabalhando”
, explicou o campeão mundial.
A relutância das equipes da F1 em aceitar a entrada da Andretti está relacionada à divisão dos lucros que é feita entre cada equipe ao final de cada temporada. Com a inclusão de uma nova escuderia, a receita teria que ser dividida em 11 partes, o que poderia impactar de maneira considerável suas finanças.
