O britânico possui os recordes de vitória, pódios e pole position na categoria e ter os títulos de 2008,2014,2015,2017,2018,2019 e 2020, além de ser um ativista que busca acabar com os preconceitos no mundo com diversos projetos sociais
Sir Lewis Carl Davidson Hamilton nasceu no dia 7 de janeiro de 1985 em Stevenage, Inglaterra. É o primeiro piloto negro da história da Fórmula 1. Desde criança ele foi aficionado no esporte a motor e sempre teve o sonho de guiar um monoposto da categoria e É fã do brasileiro Ayrton Senna, sendo considerado hoje o melhor da década e o top 3 da história.
É uma máquina de quebrar recordes, um heptacampeão do mundo que além de um piloto lendário, Lewis é um ser humano excepcional, durante toda sua carreira ele levantou diversas bandeiras de causas durante sua vida, se tornou vegano em 2017 porque é contra os maus tratos de animais e os efeitos ambientais causado pela indústria, luta também contra todo sofrimento e assassinato de população minoritária(Negros e LGBTQIA+).
Lewis não é de uma família milionária. Seus pais trabalhavam em 2 empregos para conseguir dar a estrutura para dar a ele a chance de correr no kart. O seu primeiro capacete foi amarelo em homenagem ao seu ídolo. Apesar de muitas dificuldades, foi campeão de kart em diversos campeonatos, o que fez a equipe McLaren patrocinar e treinar o jovem britânico em diversas categorias de base, até ele poder estrear pela equipe em 2007 depois de vencer o campeonato da GP2 (antiga fórmula 2).
O ano de 2007 foi seu ano de estreia. Ele iria ser companheiro de equipe do então bicampeão do mundo Fernando Alonso. Mostrou a todos que não seria um escudeiro da equipe e sim que queria ganhar o título. Subiu ao pódio em 9 provas em sua temporada de estreia , venceu a primeira vez na categoria no GP do Canadá de 2007 e só não foi campeão em seu primeiro ano por diversos problemas internos na equipe e por conta de sua inexperiência, que o levou a abandonar de no penúltimo GP na China e teve muito azar no último GP no Brasil, ficando a 1 ponto do campeão Kimi Raikkonen.
Em 2008 o MP4/23 motor Mercedes V8, o levou a briga pelo título contra o brasileiro Felipe Massa, da Ferrari. Eles competiram até na última corrida da temporada o GP Brasil no circuito de Interlagos, sendo esse um dia triste para os brasileiros , onde Massa venceu a corrida e precisaria que Lewis ficasse em até o 6o lugar para ser campeão. Mas, o excepcional talento do britânico fez ele ultrapassar Timo Glock da Toyota na última curva, antes da reta dos boxes , passando a bandeirada no 5o lugar e assim, ganhou seu primeiro título mundial de pilotos.

Sua passagem pela McLaren foi até o final da temporada 2012, onde conseguiu vitórias, pódios e disputou o título. Porém, sua vida pessoal tinha se tornado um turbilhão. Brigou com o pai, com quem ficou anos sem se falar e o término do relacionamento com a POP Star Nicole Scherzinger refletiram na pista. Ele teve muitos abandonos bobos, fora seu adversário, uma Red Bull muito dominante que não conseguiu nenhum título nesse período. Após todo esse caos ,Hamilton aceitou o projeto que o antigo campeão Niki Lauda o propôs, de ser piloto da equipe Mercedes.

A mudança para equipe alemã se mostrou uma tempestade perfeita. Desde 2013 na equipe, Hamilton ganhou 6 títulos em 8 anos e quando não foi campeão, estava lá brigando pelo título e quando ganhava, era de uma forma dominante. Em 2020, bateu o recorde de 91 vitórias do alemão Michael Schumacher. Bateu o recorde de voltar na liderança, e das 33 pistas diferentes que ele já correu, venceu em todas. Ou seja, Hamilton caminha para ser em números, o maior da história. Ele é o rei dessa era turbo híbrida da Fórmula 1.

Os últimos anos vem sendo bem difíceis para o Lewis, 2021 perdeu o título a poucos metros do fim da corrida, por causa de uma polêmica do então diretor de prova Michael Masi, e a partir da temporada 2022 os carros da escuderia alemã não estão tão competimos , comparados com Atual hegemônica RedBull.
Hamilton ganhou o status de SIR, pela própria família real britânica, em 2020 e no começo de 2022 foi dado o título de cidadão brasileiro honorário pela câmara dos deputados federal por suas ações sociais(luta contra os preconceitos),esportivas e principalmente por levantar a bandeira brasileira na volta da vitória do GP do Brasil de 2021,homenageando seu ídolo Ayrton Senna e o povo brasileiro.

O britânico mais brasileiro do mundo possui até os dias de hoje 320 largadas,195 pódios,103 vitórias e 103 pole position e 7 títulos mundiais e seu próprio instituto de educação e pesquisa chamado Mission 44.
