Agora os pilotos poderão usar pneus macios usados na última parte do Sprint Shootout, deferentemente do que aconteceu no GP do Azerbaijão
A FIA anunciou nesta quinta-feira, dia 29, uma importante mudança no final de semana de Sprint, a partir do GP da Áustria que acontece nesta semana. No Grande Prêmio do Azerbaijão, na última parte do Sprint Shootout só era autorizado a utilização de pneus macios novo, regra que foi retirada de agora em diante.
No GP do Azerbaijão, que acontece nas ruas da capital Baku, dois pilotos que se classificaram para o SQ3 não conseguiram dar voltar nesta última parte da classificação, Lando Norris (McLaren) e Yuki Tsunoda (AlphaTauri). Ambos não tinham pneus novos e, por esse motivo, ficaram nos boxes durante a última parte da sessão.
Para esse ano, a FIA juntamente com a Fórmula 1 mudaram o formato do final de semana da Fórmula 1 que passou a ter apenas 1 treino livre e transformou as Sprint Races em um evento a parte no final de semana. Com essas alterações, no lugar do Treino Livre 2 foi adicionado o Sprint Shootout, que monta o grid da corrida sprint que acontece algumas horas depois.
Outra mudança significativa do novo formato é que a classificação da sexta-feira forma o grid da corrida de domingo, sendo assim, a Sprint Race não interfere na corrida principal do domingo.
