PitStopF1 Contos #025: O Finlandês Voador

Mika Hakkinen foi um maiores rivais de Schumacher, venceu dois campeonatos 1998 e 1999 sendo até hoje o finlandês com mais títulos

Mika Pauli Hakkinen nasceu no dia 28 de setembro de 1968 em Vantaa, Finlândia. É um dos grandes rivais do heptacampeão Michael Schumacher. O “finlandês voador”, como era conhecido, era uma estrela silenciosa que não gerava raiva, nem antipatia de ninguém dentro do círculo da Fórmula 1. Foi um homem que enfrentou a morte, para depois ganhar o mundo.

Mika desde cedo começou a se destacar nas categorias de Kart do seu país e conseguiu o apoio do primeiro campeão finlandês KeKe Rosberg, que o levou para fazer a Fórmula Ford e Fórmula 3 britânica, onde conseguiu muitas vitórias e títulos. Essas categorias fizeram ele estrear na Fórmula 1 em 1991 pela equipe Lotus, que graças a uma crise financeira muito profunda, fizeram a escuderia que outrora disputava título com carros fortíssimos, virar uma equipe com dificuldade para participar dos qualificatórios. Porém, o finlandês voador conseguiu pontos na fraca equipe com provas consistentes e ótimas manobras de ultrapassagem. Que chamou atenção de Ron Dennis, chefe de equipe da McLaren, para contratar Mika para ser piloto reserva da equipe pro ano de 1993. Os maus resultados do titular Michael Andretti fizeram o norte americano  ser  demitido e transformar o Hakkinen em piloto titular junto do brasileiro Ayrton Senna que sempre o ajudou a se desenvolver. O finlandês e o esforço foi recompensado ao subir ao seu primeiro pódio na última etapa da temporada.

De 1994 a 1997 foi um período difícil para a McLaren. As trocas constantes de motores de Ford para Peugeot e por último a Mercedes, fizeram Mika conseguir apenas uma vitória em 4 anos sendo essa , no polêmico GP da Europa de 1996. Foi nesse período que aconteceu seu fortíssimo acidente em 1995 no GP da Austrália em Adelaide, onde ele estava bem na prova, quando perdeu o controle do carro que voou na zebra da pista e bateu forte no muro . Hakkinen teve fratura no crânio, hemorragia interna e bloqueio das vias aéreas, sendo necessário fazer uma traqueostomia na pista para evitar sua morte .

Após a vinda do Projetista Adrian Newt, a McLaren MP4/12 motor Mercedes V10 era tão perfeita e confiável, que os abandonos que Hakkinen teve foram por acidente nunca por falhas mecânicas, fizeram Mika vencer 8 provas mesmo não tendo o mesmo talento de Schumacher. Porém, tendo consistência e carro muito mais forte que a Ferrari dessem seu primeiro título ao um piloto nascido na Finlândia no ano 1998. O seu bi campeonato foi bem mais complicado. O MP4/13 não teve tanta melhoria e seus concorrentes evoluíram muito e dava muito a entender que o título não seria de Mika e sim Michael. Entretanto no GP da Inglaterra de 1999, o acidente que fraturou a perna do piloto alemão e o tirou de grande parte da temporada, fizeram o finlandês voador vencer o campeonato com 5 vitórias e 4 pódios.

Hakkinen no especial de 50 anos da McLaren e parodiado como um super herói vindo de outro planeta, ele ficou na Fórmula 1 por até 2001, sempre brigando por título, mas seu carro já não era o melhor do grid e a Ferrari de Schumacher era de outro planeta de tão rápida. O talento acima dos outros do alemão não deram chance ao finlandês voador que se aposentou da categoria ao final de 2001, com 165 largadas,20 vitórias,51 pódios e 26 pole position e foi  substituído pelo compatriota Kimi Raikkonen na equipe de Working.

Deixe um comentário