Com duas duplas rodadas o campeonato deve ser definido em Londres
Nick Cassidy triunfa para a Envision Racing na estreia da Fórmula E em Portland, Oregon, Jake Dennis termina em segundo lugar, mas assume a liderança do campeonato do mundo com um ponto de vantagem sobre Cassidy.
António Félix da Costa termina em terceiro, enquanto o nono lugar do colega de equipa Pascal Wehrlein o faz recuar do topo da corrida ao título para terceiro Mais de 20.000 pessoas assistiram à corrida, com a presença de celebridades como o rapper, cantor e estilista Jaden Smith, o jogador da NBA Jabari Walker e a campeã olímpica Lindsey Vonn PORTLAND, Oregon, EUA.
Nick Cassidy, da Envision Racing, venceu um entusiasmante Southwire Portland E-Prix, à frente do piloto da Avalanche Andretti Formula E Team, Jake Dennis, que ficou em segundo lugar, levando a dupla para o topo da classificação do campeonato mundial, com Dennis à frente de Cassidy por um ponto. António Félix da Costa, da TAG Heuer Porsche, terminou em terceiro, enquanto apenas sete segundos separavam os primeiros 17 carros à chegada à meta.
Cassidy mediu a sua corrida na perfeição, partindo da P10 da grelha, enquanto os 22 concorrentes lutavam pela superioridade ao longo das 32 voltas da corrida. É a primeira vez que o Campeonato Mundial de Fórmula E da ABB FIA corre no famoso Portland International Raceway, e o equilíbrio único da Fórmula E entre a eficiência energética e o ritmo de corrida veio à tona.
A batalha estratégica pelo primeiro lugar foi clara desde a primeira volta, com as posições e os líderes da corrida a mudarem de curva para curva em grupos de cinco e seis, resultando em 403 passagens durante a corrida.
O neozelandês Cassidy liderou várias vezes, mas levou a melhor sobre da Costa, ele próprio líder da corrida, na volta 28 com a manobra decisiva, apenas algumas curvas depois de o português ter tomado a iniciativa.
Cassidy chegou à frente pela primeira vez na 3ª volta, enquanto da Costa subiu no pelotão a partir da 8ª posição para pressionar o piloto da Envision Racing até à bandeirada, mas Cassidy manteve-se firme para conquistar a terceira vitória da 9ª temporada.
Jake Dennis arrancou na Julius Bär Pole Position e liderou as primeiras etapas, mas não conseguiu cronometrar a sua investida no final da corrida com tanta precisão como Cassidy, embora tenha conseguido passar da Costa na última volta para empurrar o português para terceiro.
À entrada para a corrida, Pascal Wehrlein (TAG Heuer Porsche Formula E Team) liderava a classificação dos pilotos com apenas um ponto de vantagem sobre Dennis. O alemão teve a sorte de escapar ao contacto e chegar a casa em nono, mesmo dentro dos pontos na bandeira axadrezada. Wehrlein ocupa o terceiro lugar com 136 pontos, atrás da dupla de líderes Dennis e Cassidy com 154 e 153 pontos, respetivamente.
No seu 29º aniversário, Mitch Evans (Jaguar TCS Racing) recuperou da 20ª posição da grelha para a quarta posição – ganhando o ABB Driver of Progress Award pelo maior número de lugares ganhos na corrida – e assegurando a sua permanência na luta pelo título com 122 pontos, a quatro corridas do final da Temporada 9.
Fora da pista, mais de 20.000 pessoas assistiram à corrida de estreia esgotada do ABB FIA Formula E World Championship em Portland. As chefes de claque da equipa local da NBA, os Portland Trail Blazers, entretiveram os fãs, enquanto o avançado de primeiro ano dos Trail Blazers, Jabari Walker, também apreciou a corrida. A campeã olímpica de esqui Lindsey Vonn esteve integrada na equipa Jaguar TCS Racing e experimentou uma volta eléctrica a alta velocidade na pista.
O rapper, cantor e designer de moda americano Jaden Smith revelou o seu design exclusivo para um carro de corrida GEN3 – o carro de corrida elétrico mais rápido, leve, potente e eficiente alguma vez construído – na Allianz Fan Village antes da corrida.
