Vencedor das 24 horas de Le Mans e ex-Fórmula E será piloto de simulador da Audi pensando na entrada na F1

Equipe alemã assumirá o controle da Sauber em 2026

Já pensando na sua chegada à Fórmula 1 que acontece em 2026, a Audi anunciou a contratação do suiço Neel Jani para ser o piloto de simulador da equipe na busca pelo desenvolvimento da unidade de potência antes da entrada no Mundial.

O piloto suiço de 39 anos tem somente uma passagem pela Fórmula 1 em 2006, como piloto de teste da Toro Rosso (atual AlphaTauri). Jani foi campeão das 24 horas de Le Mans pela Porsche em 2016, além disso disputou a temporada de 2019/20 da Fórmula E também pela Porsche.

A ideia da equipe é ter um piloto experiente para o desenvolvimento do motor que mudará em 2026, com a parte elétrica (MGU-K) fornecendo quase a mesma potência da parte de combustão (MGU-H).

Assim como no desenvolvimento da produção, a simulação desempenha um papel importante em no projeto de F1. Nosso simulador é uma ferramenta importante para o desenvolvimento de nossa unidade de potência. Requer um piloto de desenvolvimento que além de domínio da tecnologia traga uma experiência versátil ao projeto, principalmente em termos de gerenciamento de energia em condições de corrida”,

disse o chefe de desenvolvimento técnico da Audi, Oliver Hoffman.

Oliver comemorou a chegada na nova equipe e salientou que sua experiência é fator decisivo para a chegada na Audi:

Estou feliz de acompanhar a Audi neste caminho para a Fórmula 1. É uma honra e grande responsabilidade estar envolvido em um projeto desta magnitude neste estágio inicial. Tenho certeza que com a minha experiência de projetos de F1 e Le Mans, posso fornecer conexão entre teoria e prática”,

reforçou o piloto.

Segundo informações do portal italiano Fórmu1a Uno, a Mercedes e a Red Bull já iniciaram os testes no motor de 2026 no final do ano passado, a Ferrari também já iniciou o processo nas últimas semanas. Por esse motivo, o atraso é estimado em algo próximo de seis meses em relação à esses concorrentes.

Deixe um comentário