Pitstopf1 Contos #024: O Filho faz o que morte impediu o pai

Filho de Gilles Vileneuve, Jacques teve apoio do tio para se tornar campeão em 1997, em cima da Ferrari aonde pai é ídolo

Jacques Joseph Charles VIlleneuve nasceu no dia 09 de julho de 1971 em Saint-Jean-Sur-Richelieu, Canadá. Filho do famoso piloto Canadense Gilles Villeneuve, que faleceu no GP da Bélgica no ano de 1982 pilotando pela Ferrari, começou a competir nas categorias norte americanas muito por influência de seu tio, Jacques Villeneuve Sênior, que ajudou muito o sobrinho quando seu pai veio a falecer. O filho de Gilles esta no seleto grupo de pilotos que conseguiram ganhar o campeonato Mundial de Fórmula 1 e vencer as famosas 500 milhas de Indianápolis, além de  conseguir ganhar o campeonato de Fórmula Indy no ano de  1995, sendo esse o título que chamou a atenção dos donos da equipe Williams, Patrick Head e Sir Frank Williams, que o contrataram para temporada de 96 mesmo indo contra a rejeição do projetista Adrian Newt Que não queria o canadense.

Villeneuve teve dois anos iniciais muito bons. As temporadas de 96 e 97 foram onde ele conquistou suas 11 vitórias, sendo quatro no ano de estreia como ficando com o vice-campeonato ,perdeu apenas para o Damon Hill, seu companheiro de equipe e sete em 97 que foi o ano do seu título. Jacques tinha  carro claramente mais rápido e melhor que a Ferrari do concorrente M.Schumacher, FW19, o último a ser construído por Adrian Newt e ter o Motor V10 da Renault, venceu 8 corridas na temporada  (7 de Villeneuve e 1 Frentzen) que levou o canadense a abrir 9 pontos de vantagem na antepenúltima prova temporada. Porém, uma vitória do alemão e uma desqualificação do canadense na penúltima prova faria o título ser decidido na última tem etapa. O GP da Europa aconteceu em Jerez, na Espanha.

Schumacher tinha vantagem de 1 ponto e todos tinha ainda as memória de 1994 , em que alemão supostamente forçou uma batida contra Damon Hill que os fizeram abandonar e o Michael foi campeão. A equipe Williams estava muito preocupada que fatores vistos nas temporada de 94 se repetisse  mas,  quando o segundo piloto da Ferrari Eddie Irvine o atrapalhou, o canadense nos primeira treinos livres de sexta  apenas confirmaram a todos que algo além da corrida pudesse acontecer. No sábado, três pilotos fizeram o mesmo tempo no qualificatório de 1.21.072, algo inédi- to na categoria e estavam entre os 3 : o Alemão da Ferrari e o Canadense da Williams(ambos brigando pelo título ) e o último a igualar o tempo foi Frentzen, companheiro de equipe de Villeneuve. A FIA decidiu que quem teria o Pole Position seria o primeiro a ter alcançado esse tempo.

No domingo Villeneuve larga em primeiro e Schumacher em segundo. No começo da prova O alemão sai melhor e assume a liderança em quanto o canadense que largou mal, caiu para o terceiro lugar. Com o passar das voltas a equipe Williams fez o jogo de equipe para que Jacques voltasse para segundo lugar e ir a caça do primeiro, apesar de ser atrapalhado pelos retardatários na volta 48, na curva Dry Sec, o piloto ca- nadense mergulhou por dentro na curva para ultrapassar quando o alemão fechava a porta de uma maneira estranha que provocou a batida que todos temiam acontecer , isso danificou o radiador da Williams de Villeneuve e tirou a Ferrari da prova. Foram 21 volta em que Jacques controlou o carro danificado para chegar em terceiro e se tornar o primeiro e único canadense campeão do mundo. Após o campeonato a FIA desqualificou o Alemão da Ferrari do campeonato por atitude anti desportiva , que foi bater de propósito e levar vantagem.

De 1998 a 2006 Villeneuve nunca se mostrou o talento que todos achavam, foram pouquíssimos pódios. Mudou para equipes bem duvidosas e nenhuma vitória, que o fizeram no meio da temporada de 2006, quando demitido da Sauber BMW, a se aposentar da categoria e voltar a disputar competições norte americanas como a Nascar e a Fórmula Indy.

Jacques teve 165 largadas em 10 anos de m Fórmula 1 com 11 vitórias, 23 pódios e 12 pole position

Deixe um comentário