Pitstop F1 Contos #023: O pai conquista e filho repete seu ato

Foi primeiro filho de campeão a ganhar o título da F1, o britânico ganhou pela Williams em 1994

Damon Graham Devereux Hill nasceu no dia 17 de setembro de 1960 em Londres, Inglaterra. Filho do bicampeão Graham Hill, começou bem tarde no automobilismo. Apenas no ano de 1984 estreou na Fórmula 3 britânica e na Fórmula Ford dois anos depois sem títulos. Graças ao seu bom desempenho nas competições, apesar de nos ter títulos, garantiu sua vaga para a Fórmula 1 em 1991, na equipe Brabham.

A equipe passava por dificuldades financeiras estando numa condição pré-falimentar, com um dos piores carros e com os fraquíssimos motores Judd, que se quer conseguia se classificar pros qualificatório.

Porém, Damon conseguiu levar o carro para largar 2x, um feito bem acima do que era esperado do fraco carro. No meio da temporada a equipe fecha e Damon é contratado para ser piloto reserva da poderosa Williams e teria oportunidade no ano seguinte, ele se tornaria piloto titular junto do então tricampeão Alain Prost. Demorou a se adaptar no começo da temporada, mas seu carro era tão superior aos concorrentes que Damon conseguiu 3 vitórias seguidas no seu ano de estreia na escuderia e viu seu companheiro de equipe alcançar o título no final do ano. O ano de 1994 começou com diversas dificuldades ,com a saída da dupla titular.

Williams, que sofreu muito pela mudança de regulamento e o falecimento de Senna, o que fizeram Damon alçar ao cargo de  primeiro piloto de equipe e com passar da temporada, o carro foi sendo atualizado para que na segunda parte, Damon conseguisse se recuperar e contanto com a  punição de 2 corridas de Schumacher, Hill chega  para o último GP na Austrália, com a diferença de 1 ponto para o líder . Os abandonos polêmicos dos dois , onde Michael erra na curva e faz Damon se aproximar e tentar a ultrapassagem na curva seguinte e o alemão “joga” o carro em cima, fez com que os dois saíssem da prova; deram o título ao piloto Alemão da Benetton.

1995 foi um ano que mais uma vez Damon perdeu o campeonato para o Alemão, mesmo com um carro muito superior, mas Tudo mudou no ano 1996, pois o FW18 motor Renault V10 o deu 8 vitórias e diversos pódios ao britânico e  o carro da Ferrari de Schumacher não era tão forte, apesar do talento do alemão, e do companheiro de equipe de Damon que tinha acabado de entrar na categoria. Com a junção desses fatores mais o talento de Hill, o levaram a ganhar seu único título, sendo o primeiro filho de um campeão a repetir o feito do pai.

O campeão sai do poderoso Williams por problemas salariais, que travaram sua renovação. Hill correria pela Equipe Arrows, que tinha acabado de assinar uma parceria de motores com a japonesa Yamaha. Com muitos abandonos, posições fora do TOP 10 e 1 pódio, onde o talento de Damon quase lhe deu essa vitória, durante as  últimas voltas do GP da Hungria  aonde liderou q corrida inteira o seu motor Yamaha começou a falhar,por causa disso, foi ultrapassado pelo canadense Jacques Villeneuve, o que frustrou muito Hill e o levou a sair da equipe, indo então para sua última equipe: a Jordan.

Na equipe irlandesa ele ficou por 2 anos. Já na decadência de sua carreira e forma física, conseguiu um vitória no chuvoso GP da Bélgica de 1998, onde aconteceu o maior acidente não fatal da história moderna.

Mais de 10 carros bateram na largada e com passar das corridas aconteceram os abandonos dos líderes Mika Hakkinen e do Schumacher. Isso fez Damon assumir a liderança e seu companheiro de equipe Ralf Schumacher, irmão mais novo do Heptacampeão, em segundo lugar. O Alemão estava virando muito mais rápido que o líder e com certeza chegaria para ultrapassar nas últimas voltas da corrida, foi  quando veio o rádio de Damon para seu engenheiro:

— Essa é uma mensagem para Eddie (Eddie Jordan, o dono da equipe). Se nos deixarem competir entre nós, pode ser que não consigamos a dobradinha da equipe.
Alguns minutos depois o engenheiro de Ralf manda ao seu piloto:
— Ralf, não ultrapasse Damon, isso é uma ordem de equipe.

Ralf não responde e cada vez mais chegava perto de Damon, dando a entender que iria tentar ultrapassar mesmo com ordem de não . Depois de várias rádios afirmando que não era para ultrapassar o companheiro de equipe, ele confirma a ordem e Hill consegue sua última vitória da categoria.

Ao final do péssimo ano de 1999, Damon se aposenta aos 39 anos da categoria com 122 largadas, 22 vitórias, 43 pódios e 20 pole position

Deixe um comentário