Pitstopf1 contos #019: O Finlandês que nasceu na Suécia

O primeiro piloto do país gelado a ganhar um título mundial em 1982

Keijo Erik Rosberg nasceu em Estocolmo na Suécia, no dia 06 de dezembro de 1947. Filho de pais finlandeses que estudavam na Suécia, desde criança seu sonho seria repetir a profissão dos pais, sendo dentista ou programador. Entretanto, tudo mudou quando ganhou seu primeiro kart. Agora seu sonho seria ser um campeão de Fórmula 1. Ele ganhou muitos torneios de kart, Fórmula escandinava, Fórmula 3 e F2, que abriram portas para que ele entrasse na Fórmula 1.

Sua estreia aconteceu em 1978, pela fraca equipe Theodore ATS. Sem perspectiva de vitórias ou bons resultados,esse  seria o primeiro passo na Fórmula 1.

Os próximos 3 anos foram de uma longa e tortuosa caminhada pilotando por diversas equipes de fundo e meio de pelotão, a  Wolf foi primeira escolha mas sem resultado já no ano seguinte assina pela Fittipaldi Racing, onde conseguiu seu primeiro pódio na categoria: um terceiro lugar no GP da Argentina na estreia dele na equipe brasileira. Fora esse fato não conseguiu nenhuma relevância na categoria.

Sua sorte começou a mudar quando a equipe Williams estava á procura de um parceiro para o campeão Alan Jones para a temporada de 1982, sendo essa a primeira oportunidade de Keke numa equipe de ponta.Ele foi contratado para ser o segundo piloto da equipe, mostrou talento quando conseguiu sua primeira vitória na categoria no seu ano  de estreia pela equipe de Sir Frank  e ainda conseguiu diversos pódios, sendo bastante regular o FW007d motor Ford Cosworth Turbo V6, que se mostrou um carro já cansado e necessário uma mudança para continuar sendo competitivo na era turbo. Ao final de sua temporada de estreia , seu  sonhado título veio mas muito mais pelo falecimento do piloto francês Didier Pironi da Ferrari, no GP da Alemanha que era o principal concorrente de  Keke , então a partir do acidente o finlandês começou a liderar o campeonato  e por seus mérito e consistência  manteve até final , mesmo sendo um piloto mediano na Fórmula 1 venceu.

Seus 4 últimos ano na Fórmula 1, apesar de conseguir 4 vitórias e alguns pódios, e tendo os dois melhores motores da década de 80, o Honda pela Williams e o Tag-Porsche pela Mclaren no seu último ano; não conseguiu mais disputar o título, isso porque seus concorrentes eram infinitamente superiores e assim ao final de 1985, mais um campeão mundial se aposentou com 128 largadas  ,17 pódios, 5 vitórias e 5 pole position .

Deixe um comentário