Informação é do portal Motorsport, que ainda indicou a alta cúpula e, principalmente, Helmut Marko como principal incomodado com o desempenho do holandês
A Alpha Tauri já está preparada para uma possível troca de pilotos, titular da equipe desde o começo da temporada, Nyck De Vries pode dar lugar para Daniel Ricciardo (Atual reserva da Red Bull), após o Grande Prêmio de Barcelona, que acontece em junho e é a oitava etapa do campeonato. A informação foi publicada pelo Motorsport, segundo o portal, o Helmut Marko (Consultor da Red Bull) é o nome por trás dessa mudança.
O australiano esteve em Faensa, na fábrica da Alpha Tauri, para medir um acento para poder pilotar o AT04, carro da marca para 2023, procedimento padrão entre os pilotos de teste de equipes da Fórmula 1, principalmente no caso de Ricciardo que é piloto reserva das duas equipes da Red Bull. Lian Lawson, outro reserva das equipes, passou pelo mesmo procedimento.
Nyck De Vries é atualmente o último colocado do campeonato, chegando atrás de seu companheiro Yuki Tsunoda durante todo o começo de temporada até aqui. A batida do holandês na largada em Miami também não teria caído bem dentro da alta cúpula da Red Bull.
Em Miami, o chefe da Alpha, Franz Tost, defendeu seu piloto e afastou os rumores:
Como sempre digo, há um processo de aprendizado porque, se os pilotos não batem, não conhecem o limite. Este é um crédito que você deve dar a eles, senão não funciona. E não havia piloto que não batesse… Lembro-me de Sebastian [Vettel] nas primeiras corridas, ele voltava [aos boxes] na primeira volta com mais frequência sem o bico dianteiro [do que com]. Isso faz parte do jogo”
, afirmou.
Mas enquanto De Vries não está sob pressão imediata, fontes disseram ao Motorsport.com que a alta direção da equipe, especialmente o consultor de automobilismo da Red Bull, Helmut Marko, quer sinais de progresso até o GP da Espanha, no próximo mês.
O piloto já havia sido alvo de reclamações de seus colegas de grid na Fórmula E, categoria em que foi campeão. Pascal Wehrlein, ex-F1 e concorrente do holandês nos carros elétricos chegou a falar que torcia para que Nyck não chegasse à Fórmula 1, depois de manobras arriscadas que havia realizado.
Daniel Ricciardo vem de duas temporadas decepcionantes com a McLaren, mesmo com a vitória que aconteceu no GP da Itália em 2021. O australiano ficou sem vaga após ser substituído pelo compatriota Oscar Piastri na equipe papaya. Ricciardo tem oito vitórias (sete delas pela própria Red Bull), 32 pódios e mais de 200 GPs disputados.
