Alan Jones ganhou o campeonato de 1980 e foi primeiro a ganhar pela Williams
Alan Stanley Jones nasceu no dia 02 de novembro de 1946, em Melbourne, na Austrália. Desde muito cedo esteve ligado ao automobilismo. Começou no Kart muito jovem e foi subindo nas categorias de base tanto na Austrália como na Oceania. Mesmo quando se tornou um piloto da Fórmula 1, continuou a competir pelos campeonatos do seu continente.
Jones entrou na Fórmula 1 como Pay Driver em 1975, na equipe Hesketh no GP da Espanha. Graças a esse fato, passou 2 temporadas por diversas equipes pequenas e não conseguiu bons resultados, sendo os melhores resultados foram duas vezes em quarto lugar.
No ano de 1977 aconteceu fato que gerou uma mudança em sua carreira, quando o Piloto Inglês Tom Pryce da equipe Shadow vem a falecer no GP da África do Sul num acidente. Jones compra o lugar agora vago e disputa o restante da temporada no lugar de Pryce sendo que no GP da Áustria deste ano veio sua primeira vitória, que chamou a atenção de Sir Frank Williams e Patrick Head, donos e fundadores da equipe Williams Racing, que contratariam Jones para a temporada de 78.
Sua temporada de estreia foi de adaptação, mas mesmo assim conseguiu um pódio. Chassis, que seria campeão em 1980, começou a nascer já em 1978, porque os dois donos não queriam ser uma equipe passageira e sim em poucos anos ser uma equipe de ponta de pelotão. Para isso, usariam Jones para alcançar seus objetivos. No ano de 79 nasceu o FW007 Chassis, tão moderno e revolucionário que seria usado até 1982 e melhorado a cada ano. Foram 4 vitórias de Jones mas não sendo suficiente para vencer as poderosas Ferrari em 1979, mas deu a entender a todos, tanto na imprensa quanto nos paddock, que a Williams e Jones brigariam por títulos já no ano seguinte. FW007B motor Ford Cosworth V8 deram a Williams 6 vitórias e o primeiro título de construtores da sua história, sendo 5 de Alan Jones e mais 4 pódios deram ao australiano o seu sonhado título mundial.

Alan quase se tornou bicampeão no ano seguinte, mas sua briga interna com seu companheiro de equipe, o argentino Carlos Reutemann, fizeram o talentosíssimo brasileiro Nelson Piquet, com um carro bem inferior a evoluída e poderosa Williams FW007c, ganhar o seu primeiro título antes da mudança da primeira era turbo do F1. Seus últimos anos na categoria foram bem decepcionantes para um campeão mundial. Competiu pela equipe de Frank Williams até 1982, mas a mudança da era turbo atrapalhou muito seu desempenho, o que o levou a ir para equipes menores novamente. Sem nenhum resultado positivo até o final de 1985, ele se aposentou da Fórmula 1 com 117 largadas,24 pódios,12 vitórias e 6 pole position.
