Considerado o maior piloto americano da história do automobilismo ganhou o título de 1978
Mario Gabrielle Andretti, nasceu no dia 20 de fevereiro de 1940 na cidade de Montana, dominada pela Itália durante a segunda guerra mundial e que futuramente foi anexada pela Iugoslávia e hoje é uma região da Croácia. Sua família se exilou nos Estados Unidos. Mario é considerado a maior lenda no automobilismo americano, por ter disputado e vencido vários campeonatos em diversas categorias dentro e fora do país, sendo o último piloto norte americano a ganhar um GP na Fórmula 1, o GP dos países baixos de 1978.
Mario desde quando morava na Itália já tinha contato com Kart e as Fórmulas de base europeias, mas foi aos 19 anos que Mário e seu irmão começaram a disputar corridas amadoras em ovais e se destacaram. Foi em 1964 quando ele se naturalizou Norte-Americano e entrou na USAC, antigo nome da Fórmula Indy, que seu talento apareceu para o mundo. Ganhou 2 campeonatos em 3 anos e em 1968 conseguiu sua primeira coroa: a famosa 500 milhas de Indianápolis, que fez as equipes de Fórmula 1 competirem para que ele corresse por suas cores.
Andretti apenas corria em algumas provas da temporada da maior categoria do automobilismo mundial porque sempre focava nos campeonatos dentro dos Estados Unidos. Nessas idas e vindas entre automobilismo nacional e F1 ele conseguiu uma vitória pela Ferrari e uma Pole Position pela Lotus, na sua estreia na categoria.
1975 foi ano em ele assinaria seu primeiro contrato de temporada inteira na Fórmula 1, sendo na pequena Pernelli Motor Racing ,uma equipe dos Estados Unidos que tinham poucos recursos e um carro fraco que não davam chance a Andretti repetir seus melhores feitos.
Tendo passado por 3 temporadas muito difíceis, teve seu auge quando troca a pequena equipe estado-unidense pela Poderosa Lotus pros anos de 1977 e 1978, que tinha desenvolvido o revolucionário Lotus 78/79 motor Ford Cosworth V8, que possuía o efeito solo que fazia sua aerodinâmica ser a melhor para o seu tempo sendo tão impressionante que conseguia deixar o carro grudado no solo nas curvas de alta velocidade, sem perder o controle da travesseira, fazendo ganhar muitos décimos de segundos em relação aos seus concorrentes. Sendo uma tecnologia usada e aprimorada até os dias de hoje. Ele conseguiu 9 vitórias em 2 anos e claro, seu único título vencendo Niki Lauda no ano de 78.

Sua carreira na Fórmula 1 se encerrou em 1982 com 131 largadas,19 pódios, 18 pole position, 12 vitórias e um título mundial 1978, para voltar a competir dentro dos Estados Unidos , depois de se aposentar nos volantes decide formar sua própria equipe na Fórmula Indy, a Andretti Racing, se tornando uma equipe fortíssima que seus filhos até os dias de hoje correm por ela, mas suas aspiração não pararam seu nome e vontade fizeram um equipe de Indy se transformar em uma marca consolidada no automobilismo tendo escuderias em várias categorias, as principais são IMSA e Fórmula E , e sonha em entrar na F1.


