F1 anuncia novo formato da Sprint com apenas um treino e “mata-mata” de classificação

Novo layout do fim de semana já será aplicado no GP do Azerbaijão, que acontece neste fim de semana

A Fórmula 1 anunciou nesta terça-feira, dia 25, o novo formato para os finais de semana de Sprint Race na temporada de 2023, novo modelo já será aplicado no Grande Prêmio do Azerbaijão que acontece neste final de semana. A partir de agora, as equipes terão apenas um treino livre para acertar seus carros para as corridas e a classificação de sexta-feira formará o grid da corrida de domingo, sendo que o sábado terá uma classificação reduzida para formar o grid da Sprint Race.

A ideia da mudança que começou a valer para a temporada de 2021, foi de ter atividades relevantes de pista durante os três dias de evento da Fórmula 1. A Sprint começou como a classificação oficial, definindo o grid para corrida principal do domingo, sendo o vencedor considerado o pole position, o que mudou para 2022 e agora em 2023, a Sprint não define o grid para a corrida principal.

A sprint nasceu junto com o teto orçamentário. Ou seja, as equipes foram ao mesmo tempo pressionadas a gastar menos e usar o equipamento por mais tempo com níveis de potência (e desgaste) elevados. Então, com o nome F1 Sprint, e com compensação financeira de 150.000 dólares por sprint, adicionados ao teto orçamentário, o novo formato saiu do papel. 

Na manhã de sábado acontecerá o Sprint Shootout, em uma tradução livre pode ser definido como “Mata-mata para a Corrida Curta”. O formato segue o mesmo da Classificação do sábado, porém com uma versão diminuída, com um Q1 de 12 minutos, Q2 de 10 e o Q3 de oito minutos apenas.

Em caso de punições de grid elas serão cumpridas somente no domingo, porém se a punição for aplicada durante o Shootout, ela será cumprida na Sprint.

Deixe um comentário