Piloto espanhol bateu no compatriota Fernando Alonso e foi punido em cinco segundos, o que resultou na perda de nove posições no grid de largada
A FIA rejeitou o pedido da Ferrari em revisar a punição de Carlos Sainz na Austrália. Piloto da escuderia de Maranello tomou uma punição de cinco segundos devido a uma batida com o compatriota Fernando Alonso, da Aston Martin. O julgamento do recurso aconteceu na manhã desta terça-feira, dia 18.
“Consideramos o fato dessa colisão ter ocorrido na primeira curva da primeira volta do reinício, quando, por convenção, os comissários normalmente teriam uma visão mais branda dos incidentes. No entanto, decidimos que apesar de ter sido o equivalente a um incidente na primeira volta, consideramos que havia folga suficiente para Sainz tomar medidas para evitar a colisão e não o fez. Portanto, impusemos um tempo de 5 segundos de pena”, disse a FIA em Comunicado Ofical.
A Ferrari também se posicionou: “Reconhecemos a decisão da FIA de não nos conceder o direito de revisão em relação à penalidade imposta a Carlos Sainz no Grande Prêmio da Austrália de 2023. Estamos naturalmente desapontados e sentimos que fornecemos novos elementos significativos suficientes para a FIA reexaminar a decisão, especialmente no contexto das condições particulares e múltiplos incidentes que ocorreram durante o reinício final.”.
Mesmo descordando, a Ferrari garantiu que respeita a decisão da Federação: “No entanto, respeitamos o processo e a decisão da FIA. Agora estamos ansiosos para entrar em discussões mais amplas com a FIA, F1 e todas as equipes, com o objetivo de melhorar ainda mais o policiamento de nosso esporte, a fim de garantir o mais alto nível de justiça e consistência que nosso esporte merece.”.
O piloto não pontuou na corrida em Albert Park devido ao incidente e, por consequência, da punição, portanto vai para o Azerbaijão com 20 pontos no campeonato, o que o mantém na quinta posição no campeonato de pilotos. A Ferrari tem 26 pontos e está na quarta posição.
Confira a classificação completa:
Posição/Piloto (Equipe)/Pontuação:
1º Max Verstappen (Red Bull) – 69
2º Sérgio “Checo” Pérez (Red Bull) – 54
3º Fernando Alonso (Aston Martin) – 45
4º sir Lewis Hamilton (Mercedes) – 38
5º Carlos Sainz (Ferrari) – 20
6º Lance Stroll (Aston Martin) – 20
7º George Russell (Mercedes) – 18
8º Lando Norris (McLaren) – 8
9º Nico Hülkenberg (Haas) – 6
10º Charles Leclerc (Ferrari) – 6
11º Valtteri Bottas (Alfa Romeo) – 4
12º Esteban Ocon (Alpine) – 4
13º Oscar Piastri (McLaren) – 4
14º Pierre Gasly (Alpine) – 4
15º GuanYu Zhou (Alfa Romeo) – 2
16º Yuki Tsunoda (Alpha Tauri) – 1
17º Kevin Magnussen (Haas) – 1
18º Alexander Albon (Williams) – 1
19º Logan Sargeant (Williams) – 0
20º Nyck de Vries (Alpha Tauri) – 0
