Andreas Nikolaus Lauda nasceu no dia 22 de fevereiro de 1949 em Viena na Áustria. Ex-proprietário da empresa Aérea Lauda Airlines, é um famoso piloto da Fórmula 1. Desde de cedo se destacou nas categorias de base e no final dos anos 60 estreou na categoria como Pay Driver, piloto que paga para ter um vaga numa equipe de final de pelotão. Suas primeiras temporadas foram pela BRM, uma equipe histórica mas sem o mesmo rendimento dos seus anos de ouro e também pela March que foram bem ruins, conseguindo apenas um 5o lugar como melhor resultado. Isso se deu pelos péssimos carros que Niki pilotava, mas desde que entrou, ele participava muito das evoluções do carro e tinha um entendimento alto sobre pilotagem sendo algo muito raro até entre os melhores da história. Isso chamou atenção do piloto suíço Clay Regazzoni, que ao se aposentar, indica Lauda para ser seu substituto na Ferrari.

Em 1974 ele deixa de ser paydriver para ser um piloto remunerado em uma importante equipe. Chegou já mostrando que a sua falta de resultado era por estar pilotando carros de final de pelotão, pois em seu ano de estreia na Ferrari teve 2 vitórias, conquistou três vezes o segundo lugar e uma vez o terceiro lugar, dando o quarto lugar no campeonato em seu ano de estreia na equipe italiana. O auge de sua carreira foi nos anos de 75 a 77, quando ele pilotou o Ferrari 312T motorizado com motor de fábrica 015 F12 aspirado um verdadeiro míssil aonde conquistou nesse período 13 vitórias, vários pódios e 2 títulos mundiais. Não conseguiu conquistar o seu terceiro título em 3 anos, por causa do seu terrível acidente em 1976 no GP Alemanha, que fez Lauda ficar preso nas ferragens quando o carro estava em chamas. Foi salvo no último momento na pista e quase morreu depois pela alta quantidade de CO que inalou durante o período que esteve no carro. Até um padre foi no quarto que Lauda estava internado para fazer sua extrema-unção , por acharem que não teria mais chance de viver, o que de fato não aconteceu.
Niki saiu do Hospital apenas com cicatrizes fortes no rosto e um pedaço a menos de sua orelha direita. Ele voltou a disputar a temporada de 1976, mas com chuva intensa no último GP da temporada no Japão, ele abandonou por medo de sofrer um outro acidente nessas condições, dando o título ao seu rival James Hunt.
Em 1977, Lauda sai da Ferrari e se transfere para a equipe Brabham por um salário muito maior, mas isso se mostrou uma decisão muito errada. Não teve chance de conquistar o título tendo poucas vitórias e a chegada de um novo talento para a equipe, o brasileiro Nelson Piquet no final de 1978, fizeram com que Niki se aposentasse pela primeira vez no final de 1979 para se concentrar na sua companhia aérea.
Ao final do ano 1981, a equipe McLaren fez uma proposta milionária para que o Austríaco voltasse a Fórmula 1 defendendo suas cores e ajudasse o novo prodígio, Alain Prost. Sua adaptação aos novos motores turbos do regulamento de 1982 foi bem complicada, diversas quebras e conseguindo apenas 2 vitórias em 3 anos, sendo muito pouco para o até então bicampeão do mundo. Em 1984, Niki estava bem adaptado ao fortíssimo motor ao Tag-Porsche, conseguiu vencer cinco corridas , ficou quatro vezes em segundo lugar e então veio finalmente o seu tricampeonato vencendo o seu companheiro de equipe o por apenas meio ponto. Após o título ele se aposenta como piloto pela última vez com 177 largadas, 25 vitórias,52 pódios e 24 pole position. Lauda ainda voltaria para F1 anos depois ,nos anos 2000 como Diretor técnico passando por Jaguar e Mercedes.

Niki foi o responsável ,no ano de 2013 ,em trazer Lewis Hamilton para a equipe Mercedes AMG F1, e Faleceu em 2019, quando fez um transplante pulmonar. Estava tendo uma ótima recuperação e voltaria aos Paddock em breve, mas quando teve falência renal, não resistiu deixando os fã de todo mundo muito abalados.

