PitstopF1 Contos #012: O ídolo Brasileiro

Ayrton Senna da Silva, ou parafraseando o narrador do grupo globo de televisão, Galvão Bueno, “Ayrton Ayrton Ayrton Senna do Brasil”, nasceu na cidade de São Paulo, Brasil, no dia 21 de março de 1960. É considerado o melhor piloto da história da categoria, dito isso por muitos pilotos. Começou a pilotar já aos 4 anos quando seu pai construiu seu primeiro kart e iniciou suas participações em competições aos 13 anos, onde ganhou todos os torneios nacionais e no continente sul-americano  que disputou, seu único título no kart que não conquistou foi o mundial, ficando em segundo nos anos em que competiu. Mesmo sem esse título ele se mudou para a Europa em 1981 para fazer as categorias de base da Fórmula 1 e em 3 anos ganhou a Fórmula 3000, Fórmula 2000 e a Fórmula 3 britânica, todas essas conquistas chamaram a atenção das equipes de Fórmula 1 e no ano seguinte ele estreou na categoria pela equipe britânica Toleman.

A Toleman não era uma equipe de ponta e mesmo assim Ayrton conseguiu pontos no segundo GP de sua temporada de estreia na África do Sul e mais 3 pódios, sendo o primeiro no memorável GP de Mônaco de 1984 onde Senna mostrou porque seria conhecido como o rei da chuva. Largou em 13o e foi ultrapassando e escalando o pelotão no apertado circuito numa chuva muito intensa. Na volta 19 ele ultrapassa o então bicampeão do mundo Niki Lauda, assumindo a segunda posição e indo à caça do primeiro colocado, Alain Prost, na volta 31 quando Senna ultrapassa Prost, a prova foi encerrada pelo diretor de prova por causa da chuva ter ficado muito intensa fazendo o francês ficar com a vitória, mas mostrou ao mundo que o brasileiro seria um dos maiores da história.

Senna assina com a Lotus para a temporada de 1985 e fica até 1987, quando conseguiu suas primeiras vitórias. mesmo seu motor Renault V6 turbo não sendo equivalente aos motores turbos das equipe de ponta e quando chovia era quando ele  mostrava  o seu melhor conseguindo aderência na pista encharcada melhor do que qualquer outro,suas vitórias mais marcantes na equipe de Colin Chapman foram: 

A primeira de sua carreira foi em 1985 no GP de Portugal e o do GP de Detroit no ano de 1986,quando a seleção brasileira de futebol perdeu a copa do mundo de 1986 para França. Sendo seus mecânicos todos franceses, tiraram o barato do brasileiro em todo GP, Senna com maestria vence com dominação a corrida e na volta de comemoração, pega um pequena bandeira brasileira e fez a com ela estendida na mão, mostrando o orgulho de ser brasileiro mesmo nas derrotas e na difícil situação que o país vivia.

A McLaren que tinha fechado a parceria com os motores Honda, então decide fazer a dupla perfeita, mantém Prost e contrata o prodígio brasileiro , essa união criou o dominante e poderosíssimo MP4/4 um carro que ganhou 15 das 16 corridas, não dando chance a outras equipes dando o primeiro título de Ayrton vencendo o seu companheiro de equipe, o que seria o início da rivalidade entre os dois pilotos.

Na temporada seguinte ao título, a McLaren ainda era um carro poderoso e o motor Honda se adaptou bem ao final da era turbo e com a volta dos motores aspirados, ambos os pilotos chegaram de novo na disputa do título, mas com a polêmica de 89, o professor ganha o título de uma forma polêmica e assina pela Ferrari para temporada de 1990.

A temporada de 1990 foi a “vingança” em cima de seu rival, pilotando no auge de sua habilidade, chegou no mesmo GP do Japão, onde 1 ano atrás perdeu o título mas diferente de 1989 a vantagem do abandono era de Senna, ele larga na pole e contando com a polêmica decisão do presidente da FIA da época, Jean-Marie Balestre, que inverteu a posição de largada do primeiro colocado colocando para parte de menos aderência na pista, Ayrton faz curva junto e bate na Ferrari do Francês e enfim sendo bicampeão de F1.

O ano de 1991, Prost ja não tinha o melhor equipamento e seu adversário foi o Leão, Nigel Mansell,  com o protótipo do carro que seria considerado de outro planeta da Williams. Foi nesse ano que Senna conquistou sua sonhada vitória em casa. Desde 85 ele tentava ganhar mas não conseguia e em 1991 fez um fim de semana perfeito, dominou todos treinos e largou na pole position. Dominou a corrida até sua caixa de câmbio começar a quebrar, faltando 10 voltas pro final ele fica apenas com a 6a marcha e foi até o final cruzando a linha de chegada gritando no rádio de equipe de felicidade e dor, No  pódio  o piloto  levanta o troféu mesmo com dificuldades e tendo uma temporada muito boa, vencendo o último título de um brasileiro até hoje.

Nos anos de 1992 e 1993, Senna foi completamente superado pelas Williams e seus carros de outro planetas, apesar da dominância da  ele conseguiu vitórias importantes, como por exemplo, a volta perfeita em 93 no GP da Europa no circuito de Donington Park na Inglaterra, que na chuva ultrapassou as duas Williams fazendo um tempo recorde vencendo sem ser ameaçado e sua sexta vitória no GP de Mônaco batendo recorde de Graham Hill e ganhando o apelido de Rei de Mônaco e a sua última vitória no Brasil,quando o público invade a pista e Senna fica nos braços do povo após 6 temporadas na McLaren,ele sai para correr pela Williams .

O ano de 1994 começa com a mudança de regulamento. Todas as vantagens tecnológicas que o FW15, o carro de outro planeta tinha, foram considerados proibidos e o FW16 motor Renault V10 nasceu com uma instabilidade enorme, bem difícil de se pilotar. Mesmo assim Senna fez 3 poles position e 3 abandonos e o último sendo no GP de San Marino de 1994,no Autódromo de Ímola na Itália. Foi Um final de semana muito difícil para todos os pilotos. Na sexta feira o piloto Rubens Barrichello sofre um forte acidente no treino livre e sobrevive por muita sorte, no sábado o piloto austríaco Roland Ratzenberger da equipe Syntec MTV faleceu na pista depois de seu forte acidente no qualificatório e no domingo muito abalado pelos acidentes, foi a vez do maior ídolo do esporte brasileiro. Sua barra de direção quebra na rápida curva Tamburello e ele bate forte no muro vindo a falecer ainda na pista no dia 01 de maio de 1994, mas seu legado continua até hoje.  

Ayrton Senna teve 41 vitorias ,66 poles e 80 pódios.

Deixe um comentário