o português da Tag Porsche faz uma manobra sensacional para ganhar na África do Sul
O quinto E-prix da temporada 2023 da Formula E parecia que nos ia entregar um corrida sem muitas emoções, por ter um traçado muito estreito e poucos pontos de ultrapassagem, mas desde do treino qualificatório mostrou muitas surpresas tanto positivas como negativas, como a pole position de Sacha Fenestraz.
As Equipes Mahindra e ABT Cubra não disputaram a corrida na África do Sul, porque suas unidades de potencia deram problema em todo final de semana gerando um certa instabilidade no eixo traseiro que poderia afetar a segurança dos pilotos e também o britânico da Jaguar Sam Bird, que destruiu seu carro no qualificatório de sexta, também não correu .
Assim que a largada foi dada tivemos uma grande disputa entre Guenther da Maserati e Nick Cassidy da Envision pelo segundo lugar mas logo tivemos um acidente na curva 3 entre o líder do campeonato Pascoal Wehrlein que não conseguiu frear e acertou em cheio a traseiro do piloto suíço, Sebastian Buemi que conseguiu ficar na corrida já o alemão teve seu eixo dianteiro danificado o tirando da corrida, com isso o Safety car foi liberado.
Após a saída do carro de segurança as disputas por posições pareciam mais frias, muitos mantiveram suas posições e corrida foi se tornando monótona, apenas com ultrapassagem quando os pilotos eram obrigados a acionar o Modo Ataque ou pilotos eram punidos pelos comissário de pista ,como vice líder do campeonato Jake Dennis que teve um drive-through porque sua equipe ultrapassarem a calibragem dos pneus do seu monoposto.
Quem foi se destacando foi piloto da Tag-Porsche, Antônio Felix da Costa que largou em nono foi aproveitando todos as suas oportunidades, como o abandonos do alemão da Maserati e o erro de Fenestraz fez com que português a partir da volta 20 da corrida estava em segundo lugar muito próximo do lideres da corrida, Vergne da DS Penske.
Na Formula E existe uma regra aonde é acrescentado voltas a mais ao total da corrida por causa do Safety car, ai meus amigos foi quando uma corrida chata se tornou emocionante, Antônio mostrou todo o seu talento com uma disputa magistral entre ele e o francês bi campeão da categoria para quem venceria a prova e quem se deu melhor foi o português, que venceu pela primeira vez do ano.
TOP10
1-Antonio Felix da Costa
2- Jean Eric Vergne
3-Nick Cassidy(A Envision cada vez mais se mostra muito competitiva)
4-René Rast(McLaren sendo consistente no ano de estreia da categoria)
5-Sebastian Buemi(Depois do contato que teve o quinto lugar é uma vitória)
6-Dan Ticktum
7-Stoffen Vandoorne(que ano ruim do atual campeão)
8-Norman Nato
9-André Lotterer
10- Jake Hughes
Para os brasileiros foi mais um final de semana para esquecer, Di Grassi não largou por problema em sua Mahindra e Sete Câmara apenas um decimo segundo lugar de 14 que terminaram o E-prix.
Pato de Ouro: Antonio Felix da Coista, largou em nono foi escalando pelotão e teve na minha opinião a melhor disputa da temporada pela vitoria.
Bico Quebrado: Sacha Fenestraz, largou na pole ao final da quinta volta estava na quarta posição e no final bateu sozinho no muro por erro do francês da Nissan.
