Jim Clark venceu dois campeonatos de F1(1963 e 1965) todos pela Lotus
James Clark Jr, nasceu no dia 4 de março de 1936 em Kilmany na Escócia é considerado um dos maiores pilotos da história do automobilismo mundial, conhecido como Escocês voador muito pela sua velocidade em pista, sua capacidade de se adaptar em qualquer tipo de categoria, e o mais importante sua finesse em pilotar como dito por companheiros e adversários da época.

Jim Clark, em seu ano de estreia, site oficial da Formula 1
Jim é o único piloto a ganhar a suas 500 milhas de Indianápolis no mesmo ano em que conquistou o seu primeiro título da Formula 1 além de conseguir três segundos lugares nas suas cincos participações na principal corrida da Indy, também conseguindo vitórias em torneios de Endurance, Nascar e até mesmo Rally.
Desde das categorias de base, o escocês voador se destacava com diversas conquista, o que chamou atenção de Colin Chapman, Lendário dono da equipe Lotus, que o fez estrear por sua escuderia no ano de 1960 mas possuía um carro bem abaixo do que seus concorrentes que fez o primeiro ano de Clark ser um desafio, mas uma lenda nasce através das dificuldades, conseguiu seu primeiro pódio no GP de Portugal e em 2 vezes o quinto lugar sendo bom ano de estreia.
A sua vitória número 1 foi na corrida da Bélgica de 1962, que foi também a primeira oportunidade de disputar o título e parecia muito que esse ano ele o conquistaria, mas uma trocou de chassis no meio na temporada e uma adaptação complexa a esse novo componente , fez com que o título ficasse com o britânico Graham Hill.
Seu primeiro título veio no ano 1963 pilotando o Lotus 25 com o forte motor Britânico Clímax V8, ele alcançou 7 vitórias na temporada, mas dois segundos lugares e um terceiro lugar, alcançando um total de 72 pontos, um recorde que apenas seria batido em 1985 com o francês Alain Prost, bem distante dos 29 pontos do segundo colocado.

Lotus 25 de 1963, primeiro titulo de Clark. Site oficial da Formula 1
Após o primeiro título, o ano 1964 foi de transição para o piloto e sua equipe, que tinha acabado de adquirir os novos motores norte-americanos, Ford Cosworth V8 que gerou um carro muito potente e rápido, mas pouco confiável fazendo Jim Clark abandonar diversas vezes na temporada sem chance de alcançar o back to back.
Quando o Lotus 33 nasceu para temporada 65, foi tão superior que seu predecessor, fez Jim mostrar todo seu talento conseguiu ao total 6 vitórias e diversos pódios durante todo ano que fizeram o escocês ser campeão pela segunda vez da categoria mais charmosa do esporte a motor, novamente muito à frente do vice campeão.

Lotus 33 em Silverstone em uma exibição de 2010
Durante os anos seguintes ao seu segundo título, apesar das diversas vitorias e pódios que conseguiu nesse período não alcançou mais nenhum campeonato, mas todos dentro do paddocks estavam confiantes em que o ano 1968 seria a temporada da terceira conquista, Jim Clark conquistou a vitória no GP de estreia da temporada daquele ano na a África do sul, quando a fatalidade aconteceu, pilotando em uma categoria abaixo(F2) pela mesma equipe sempre competiu na F1,no GP da Alemanha ele bateu muito forte que levou o piloto a morte ainda na pista.
O Escocês Voador deixou a categoria com 72 largadas,25 vitorias,32 pódios e 33 poles position sendo reconhecido com uma das grandes lendas do esporte e até hoje uma grande inspiração de diversos pilotos e futuros campeões.
