PitstopF1 Contos #006: Estados Unidos no topo da F1

Phil Hill ganhou o campeonato de 1961 com a Ferrari

Philip Toll Hill Jr, nasceu no dia 20 de abril de 1927 em Miami no estado da Flórida, sendo até hoje o único campeão mundial de pilotos a nascer nos Estados Unidos da América ,desde de muito jovem conseguiu muito destaque no automobilismo norte americano que o fez ser contratado pela Escuderia Ferrari e se mudar para a Europa em 1953 quando disputou sua primeira 24 horas de Le Mans mas sua estreia na Formula 1 foi no GP da França em 1958 pela italiana Maserati.

A Ferrari não o contratou Phil para ser apenas o piloto da categoria de monoposto e sim para diversas categorias entre elas o campeonato de endurece do período, aonde alcançou a marca de três vitorias nas 24 hora de Le Mans(1958,1961 e 1962), três vitorias nas 12 horas de de Sebring e 2 1000 km de Nürburgring, todas como piloto da italiana de Maranello.

Ferrari Usada em Le Mans 1961 (https://rossoautomobili.com/blogs/magazine/racing-in-red-phil-hill-the-man-in-the-wrong-business)

Na Fórmula 1 sua carreira não possui muitas vitórias, sendo apenas 3, dessas 2 foram no Ferrari 156 de 1961 equipado com motor de fábrica 1.5L V6 que lhe deu o título seu único titulo na categoria, além das vitórias foram dois segundo lugares e dois terceiros, alcançando o pódio em 6 das 7 corridas da temporada, sendo essa regularidade o fator determinante que fez ele ser melhor que seu rival e companheiro de equipe o alemão Wolfgang Von Trip.

Ferrari 156 de 1961, carro do titulo (https://www.formula1.com/en/drivers/hall-of-fame/Phil_Hill.html)

Hill ficou na categoria até 1964, após o titulo ele não conseguiu mais nenhuns resultados expressivos apenas dois pódios em três anos mas continuava sendo um corredor destaque na competição de endurece. Sua aposentadoria precoce cedo se deu por muitos problemas psicológicos que o fizeram ter um sentimento muito dúbio em relação ao esporte, dizia que amava e odiava as corridas, nas palavras dele:

Eu tive uma vida muito emocionante e aprendi muito sobre mim e outros que eu nunca poderia ter aprendido. As corridas forçaram um confronto com a realidade. Muitas pessoas passam a vida em um estado que nunca está realmente destinado a ir a lugar algum em retrospectiva, valeu a pena”

Phill Hill (Stuart Seeger from College Station, Texas, USA)

Seu falecimento aconteceu no dia 28 de agosto de 2008 e sua principal causa foi pelo agravamento da doença de Parkinson, Phil Hill disputou 50 GP n em toda sua carreira n F1 com 3 vitorias,31 pódios, 5 pole position e 1 titulo mundial.

Deixe um comentário