Pitstop F1 Contos #001: O primeiro campeão

Nino Farina venceu o campeonato mundial em 1950, pilotando o lendário Alfa Romeo 158

Hoje é natal nada melhor que começar um nova serie aqui no site, o PitstopF1 contos que explicaram sobre a história da formula 1, desde carros, campeões e fatos marcantes e hoje na primeira reportagem o presente que daremos a vocês é a história do primeiro campeão da Formula 1.

Giuseppe (Nino) Emilio Farina, nasceu no dia 30 de outubro de 1906 em Turim na Itália, começou a competir nos anos de 1930 nos campeonatos italianos de automobilismo onde o ganhou 3 vezes (1937,1938,1939) pela equipe Alfa Romeu, foi nesses torneios que Nino ganhou o seu apelido de o cavaleiro de Turim que veio pelo seu local de nascimento e sua habilidade e jeito agressivo ao pilotar, que até seu amigo e rival Fangio dizia que só a Virgem Maria tinha a capacidade de manter Farina na pista sem nenhum acidente.

1950 deu se início ao primeiro campeonato de Fórmula 1 da história, seriam 7 corridas: 6 corridas na Europa e 1 nos Estados Unidos ,as 500 milhas de Indianápolis, sendo essa a  mais independente, os pilotos que corriam as provas da Europa não disputavam esse GP , a equipe dominante do primeiro campeonato, foi a italiana Alfa Romeu com seu modelo 158 que contava com o forte motor de fábrica de 8 cilindros em linha de 1.5 litros, Nino teve 3 vitórias , um abandono , um sétimo lugar e o que definiu o campeonato o 4 lugar no Gp da Bélgica o fazendo o primeiro campeão do mundo de Formula 1.

Nino venceu 3 corridas com o modelo Alfa Romeo 158 (Globo Esporte)

A temporada de 1951 foi bem ruim pro então campeão que viu o seu companheiro de equipe, à Lenda Juan Manuel Fangio ganhar o título vencendo 3 das 6 corridas em quanto o Cavaleiro de Turin apenas uma e adicionado ao fato que a Scuderia Ferrari começa a crescer com duas vitorias de Alberto Ascari, não repetiu o feito do ano anterior.

 Os seus últimos anos de Nino não foram tão grandiosos, com saída da Alfa Romeu da categoria, ele foi correr pela Scuderia Ferrari já em 1952 onde conseguido poucos pódios e apenas mais uma vitória, no GP da Alemanha de 1954.Sua Aposentadoria aconteceu no ano de 1955, muito por causa de diversos acidente que sofreu durante a sua carreira no esporte a motor, principalmente o do GP da Itália de 1954 que lhe deu muitas queimaduras que o fazia correr a base de analgésicos fortíssimos e até morfina para aguentar as fortes dores.

 Após sua aposentadoria, Farina se envolveu nas distribuições de Alfa Romeo e Jaguar em toda Itália. Sua morte aconteceu quando estava a caminho do Grande Prêmio da França de 1966, quando perdeu o controle de sua Lotus Cortina nos Alpes De Savoy, perto de Aiguebelle, batendo em um poste de telégrafo. Ele estava a caminho de assistir à corrida e participar das filmagens como conselheiro e piloto duplo do ator francês Yves Montand, que interpretou um ex-campeão mundial no filme Grand Prix.

Nino Farina correu 55 corridas na categoria, com 5 vitorias 20 pódios.

Deixe um comentário